Trote Solidário arrecada mais de 3 toneladas de alimentos não perecíveis

Postado as 2018-08-08 16:38:38

Por Pietra Darde/PML e Nicole Morás/Univates

Na tarde da última segunda-feira, 6, a Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) recebeu 2.150 kg de alimentos oriundos do Trote Solidário, realizado pelo curso de Medicina da Univates. As doações serão entregues para 150 famílias, que são acompanhadas pelos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) do município de Lajeado. O restante dos donativos foi repassado para a Caridade Igreja Matriz; Escola Fernandes Vieira; Creche Mundo Mágico, no bairro das Nações; Vovolar; Escola São João Bosco;  Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan); e Fundação para Reabilitação das Deformidades Craniofaciais (Fundef).

A campanha do Trote Solidário é uma iniciativa do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio do seu Núcleo Acadêmico, e acontece em todo o Estado. É uma parceria com as universidades, bancos de sangue e Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. Os objetivos são eliminar a violência nos trotes universitários e substituir o “trote sujo” por duas ações solidárias: a doação de sangue e a arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza.

Pietra Darde

Em Lajeado, a ação aconteceu no último sábado, 4, quando os acadêmicos do curso de Medicina da Univates arrecadaram cerca de 3.350 kg de alimentos em diversos pontos da cidade. A ação ocorreu nos supermercados Imec do Centro, do bairro Florestal e do São Cristóvão, nos estabelecimentos da Rede Super BR-386 e bairro Praia e também no STR do Centro. O Rotary Club de Lajeado - Engenho auxiliou na campanha, realizando a abordagem, esclarecendo à comunidade o destino dos mantimentos e apoiando na logística.

A Sthas foi uma das entidades escolhidas para o recebimento das doações, entregues na última segunda-feira (06/08). Do total arrecadado, 64% foram destinados à Secretaria. Alimentos como biscoitos, açúcar, leite, arroz, feijão, achocolatado, óleo, massa e farinha e materiais de limpeza serão destinados às famílias frequentadoras do Cras e do Creas.

"Esta é uma preocupação do Rotary. Esperamos que sejam beneficiadas as pessoas com maior vulnerabilidade", conta o membro do Rotary Club Marcelo Inácio Mallmann.

Lajeado foi a primeira cidade a receber a segunda etapa do Trote Solidário 2018. Na primeira etapa, em março deste ano, os alunos de Medicina da Univates arrecadaram 3,5 toneladas de alimentos, sendo grande parte também destinada à Secretaria. "É uma ação de extrema importância para o município. Por meio dela, várias famílias necessitadas receberão as cestas de alimentos. Estamos bem satisfeitos", relata o secretário da Sthas, Lorival Silveira.

Agora, a Secretaria será responsável por dividir os alimentos em cestas para serem entregues às famílias. A data da entrega será definida posteriormente.