Desfile de Moda Inclusiva é na próxima terça-feira

Postado as 2018-08-17 10:51:27

Por Ana Amélia Ritt

Promovido pela Univates em parceria com a Mercur, o Desfile de Moda Inclusiva chega em sua terceira edição. Cerca de 30 modelos com e sem deficiência sobem ao palco do Teatro Univates na próxima terça-feira, dia 21, às 19h30min. O evento é composto pelo desfile de coleções criadas por cinco diplomadas de Design de Moda e de joias sustentáveis produzidas por estudantes do curso. O momento também terá audiodescrição para pessoas com deficiência visual que estiverem na plateia.

Iloide Becker Fernandes

Entre as diplomadas do curso de Design de Moda está Milena Fernandes, que pensou em uma marca que agregasse cultura e elevasse a autoestima das mulheres. “Em cada coleção o tema é uma mulher forte, inspiradora e que marcou a nossa história”, afirma. Na coleção desenvolvida para o desfile, a diplomada buscou elementos da pintora mexicana Frida Kahlo. “Ser como Frida é como ser lenha na fogueira emocional da vida. Reflexo de si mesma, colocava sua alma na sua maneira de vestir e buscava expressar por suas roupas a força que faltava no seu corpo fragilizado. Frida inspira todas as mulheres, mesclando muitas cores, flores e amores”, conta.

Milena Becker

Composta de sete looks, a coleção criada por Milena também é inspirada em sua mãe, que venceu o câncer de mama.

Iloide Becker Fernandes

A marca Milena Fernandes nasce em tempos de consciência e inclusão, em tempos de compartilhar valores positivos e de cultivar a alma por meio de seu propósito. Da arte da superação de uma mãe nasce a inspiração de uma filha. Uma marca que busca florescer o melhor de cada mulher, fazer sentido de dentro para fora. Criada para todas as mulheres, mas com alternativas de moda para aquelas que estão lutando contra o câncer ou venceram a doença. Cada peça tem uma função/adaptação para quem necessita e um significado simbólico relevante para todas. Todos os looks possuem turbantes e adaptação para prótese mamária
diplomada de Design de Moda Milena Fernandes

Para conseguir ainda mais o que a coleção busca por meio da figura de Frida Kahlo, o editorial foi fotografado na Casa Azul, no México, onde a artista nasceu, cresceu e morreu e que hoje é um museu. No momento, Milena realizou a produção de moda e maquiagem, além de atuar como modelo, enquanto sua mãe, Iloide Becker Fernandes, tirou as fotos.

Após o Desfile de Moda Inclusiva ocorre um bate-papo com depoimentos de designers, modelos e estudantes participantes. O evento é gratuito e aberto ao público. Para assistir ao desfile é necessário se inscrever no Sistema de Inscrições da Univates. Além das designers de moda, o evento conta com a participação de alunos de Estética e Cosmética, Fisioterapia e Psicologia, totalizando 30 alunos e diplomados.