Univates realiza formação de educadores pela Consulta Popular

Postado as 2018-08-17 11:23:25

Por Amanda Cantú

A educação foi eleita pelo voto cidadão como uma das pautas prioritárias na Consulta Popular de 2016, que destina aos projetos mais votados parte do orçamento do Governo do estado do Rio Grande do Sul. É com esse recurso que professores e gestores de oito municípios do Vale do Taquari estão participando dos cursos de Formação de Professores e de Gestores Escolares realizados pela Univates.

Depois de Arroio do Meio, cujas formações ocorreram em junho, agora foi a vez dos professores de Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Muçum, Relvado e Travesseiro participarem das atividades.

No último dia 11, por exemplo, os educadores de Doutor Ricardo e Relvado participaram de um Seminário de Abertura do Curso de Formação Pedagógica. Na oportunidade os gestores escolares estudaram o tema “A Coordenação Pedagógica no contexto da gestão escolar. Aprendizagem humana: saberes docentes e fundamentos teóricos” e os professores a “Base Comum Curricular”.

A formação para os gestores encerra no dia 29 de setembro, com seminário que abordará o tema “Desafios e possibilidades para a gestão: reflexões sobre os saberes (re)construídos no processo formativo”. O seminário de encerramento com os professores será sobre o tema “Desafios e possibilidades da escola contemporânea: reflexões sobre os saberes (re)construídos no processo formativo”, em data a definir.

Para a vice-diretora da Escola Estadual de Ensino Médio General Souza Doca, Karina Baronio Cucioli, participar do programa de formação é muito importante para o aperfeiçoamento profissional, especialmente em um momento em que tudo se modifica de forma tão rápida. “A vice-direção não envolve apenas questões burocráticas, mas também o apoio à direção e aos professores. Com o curso também trocamos experiências e vivências, pois cada participante vem de uma realidade diferente, o que nos proporciona momentos de aprendizado”, avalia.

Cada curso (o de gestores e o de professores) totaliza 60 horas, sendo dois encontros presenciais, de abertura e encerramento, com oito horas cada, e 44 horas na modalidade de educação a distância (EAD), sendo trabalhadas em três módulos. O primeiro deles iniciou na última terça-feira (14) e abordou conceitos sobre a  aprendizagem. A organização, o planejamento e o acompanhamento da ação pedagógica são os temas do segundo módulo do curso, que inicia a partir do dia 24 de agosto. O terceiro módulo deve abordar aspectos relacionados à avaliação da aprendizagem e ocorre a partir do dia 10 de setembro.

Confira a data de início das atividades por município:

16 de junho - Arroio do Meio

1º e 15 de agosto - Encantado e Muçum

4 de agosto - Bom Retiro do Sul, Estrela e Muçum

7 e 8 de agosto - Travesseiro

10 de agosto - Arvorezinha

11 de agosto - Doutor Ricardo e Relvado

Saiba mais:

Em todo o Rio Grande do Sul, 64 municípios foram contemplados por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, de forma que cada universidade atenda os municípios da sua região. Assim, no Vale do Taquari, as atividades são realizadas por meio do núcleo de Assessorias Pedagógicas Externas (APE) da Universidade do Vale do Taquari.