Cinco anos voltados ao mercado imobiliário

Postado as 2018-08-17 13:21:53

Por Natália Bottoni

Tuane Eggers

Com o objetivo de capacitar profissionais para a mediação de negócios e assessoria técnica a investidores da área imobiliária, a Univates, há cinco anos, oferece o curso Técnico em Transações Imobiliárias. Nesse período já formou 35 profissionais com conhecimentos técnicos, postura ética e responsabilidade social e ambiental.

O curso é uma oportunidade, pois Lajeado é um excelente polo de investimento, tendo em vista que o município atua em vários segmentos, razão pela qual o profissional corretor de imóveis sempre terá oportunidades de negócios
coordenadora do curso, professora Mara Ahlert

Tendo em vista que o curso está estabelecido na Univates, as empresas recorrem à Instituição na busca de estagiários e diplomados para contratação.

Segundo a professora, o investimento imobiliário sempre se apresentou rentável aos investidores, sendo possível afirmar que vivemos numa época em que o mercado imobiliário está aquecido em razão do desenvolvimento regional e nacional. Nesse quadro, o corretor de imóveis desempenha papel fundamental por se tratar do profissional que exerce a atividade de intermediação de negócios imobiliários, buscando atender aos requisitos da legislação vigente, seja como autônomo, seja como empregado de uma empresa.

Divulgação

O corretor de imóveis Gabriel Mallmann tem 22 anos e trabalha na área há quatro anos. Ele começou como jovem aprendiz em uma imobiliária. Em 2015, fez estágio de 180 horas na Univates. “Essa experiência foi gratificante, pois trabalhei com colegas mais experientes da área e aprendi muito”, conta. Depois de concluir o curso técnico, em 2016, começou a trabalhar na Imobiliária Estrela, na qual atua até hoje.

Gabriel explica que a maior dificuldade que encontra no mercado de trabalho é a questão da idade. Segundo ele, por ser jovem, algumas pessoas não dão credibilidade ao seu trabalho. “Procuro sempre mostrar que a idade não define profissionalismo, mas sim o quanto busco me aperfeiçoar na área”, afirma.

Na Univates, todos os professores do curso atuam na área em que lecionam, o que propõe um ensino aliado a vivências práticas e atuais. “Isso permite que os alunos aprendam na prática o que de fato está ocorrendo no mercado imobiliário”, garante Mara. Além disso, eventos são realizados para que o curso se torne cada vez mais visível à comunidade acadêmica. “Promovemos uma palestra com o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis 3ª Região (Creci-RS), Flávio Koch. Ele informou a respeito da responsabilidade ética do corretor de imóveis”, conta a professora. A participação da Univates na Construmóbil, que ocorre a cada dois anos em Lajeado, é outro passo importante para o curso. No evento, são realizadas atividades práticas com construtoras, incorporadoras e imobiliárias presentes.