“O saber está em toda a parte”, diz estudante da Univates que lança livro de reflexões

Postado as 2018-08-17 15:24:38

Por Lucas George Wendt/Dipes

Esta sexta-feira (17) é um dia duplamente especial para o estudante de Psicologia da Univates Moisés Santos Figueiredo. O aniversário de 30 anos coincidiu com o lançamento de seu primeiro livro. A partir de hoje passa a ser distribuída na região a obra “Não desista do amanhã”, de autoria do estudante.

Lucas George Wendt

Moisés sempre gostou de ler. A partir disso, escrever foi uma habilidade que surgiu naturalmente, mesmo que o jovem nunca tenha dedicado muito tempo para a tarefa antes do início deste ano. Para ele, contemplar as coisas ao seu redor é natural. No fim de 2017, decidiu organizar suas reflexões e opiniões sobre o mundo em um livro.

A ideia começou a tomar forma a partir de uma conversa com um amigo. No início, o estudante conta  que não soube por onde começar, mas a seguir foi reunindo ideias e praticando a escrita, em um processo que durou cerca de cinco meses. “Eu creio que de nada adianta educação se a pessoa não busca algo sólido na vida, como, por exemplo, ter o amor como base e a partir disso ter em mente que somos dependentes dos outros para crescer”, explica ele, como um dos pontos centrais da obra.

“Escrever foi uma experiência muito boa, quando comecei foi algo incrível. Começaram a surgir ideias e a partir daí organizei elas no papel. A escrita representa, acima de tudo, poder oferecer novos caminhos às pessoas. Sabe, para tudo tem um jeito novo, e nossa mente tem poder de criar esses caminhos. Eu não preciso ficar preso aos atalhos mal feitos…”.

Escrever me deixa feliz
Moisés Santos Figueiredo, estudante de Psicologia

A obra se propõe a levar o leitor a refletir sobre a sua forma de pensar e também sobre paradigmas que o cercam. O objetivo é deslocar o leitor da sua zona de conforto, estimulando-o a passar a ser protagonista de experiências reais. Moisés argumenta que só o conhecimento pode oferecer essa clareza, e relaciona essa capacidade individual de crescer e ser melhor com a evolução do coletivo, daqueles que estão ao redor.

O livro, de cerca de 180 páginas, reflete também sobre a vida humana, o cotidiano e aspectos como a educação e as relações. Foi escrita aos poucos, especialmente durante as manhãs.  São disponibilizadas, inicialmente, 500 cópias - que Moisés pretende distribuir gratuitamente às bibliotecas da região. “Tem gente de outros estados interessada”, revela.

O papel da Universidade

Moisés estuda Psicologia na Univates. “São seis anos de vínculo. O curso tem um papel importante nesta minha caminhada como escritor, já que sempre me propõe pensar e desconstruir ideias, me fazendo perceber que eu, também, posso ir muito além”, diz. Para o escritor, estar presente na universidade é, acima de tudo, compartilhar conhecimento. “A Univates convida seus alunos a serem protagonistas das suas histórias e atuantes na busca do conhecimento”, argumenta. “O saber está em toda a parte e cabe a nós, enquanto estudantes, saber como aplicá-lo em um tempo no qual tudo é rápido”.