Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Workshop de Iniciação do Baja buscou despertar talentos para o projeto

Postado as 2018-08-20 16:30:20

Por Nicole Morás

O workshop de Iniciação Baja, promovido pelo projeto Baja na tarde do último sábado, dia 18, reuniu estudantes de diversos cursos de engenharia do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Univates. O evento teve como objetivo integrar os estudantes com os bajeiros atuantes e despertar novos talentos para o Projeto Baja. O workshop desafiou os estudantes a construírem uma réplica do primeiro chassi do Projeto Baja em escala 1:8. Foram 11 estudantes de diversos cursos de engenharia envolvidos, que se dividiram em quatro equipes.

Divulgação

A réplica precisava respeitar alguns critérios dimensionais. Para eleger uma equipe destaque, foram levados em consideração o melhor acabamento e melhor alinhamento da réplica. O Workshop foi ministrado pelo estudante e estagiário do Projeto Baja Luiz Gustavo Cemin Schaefer. Os estudantes da Engenharia Mecânica Lucas Todeschini Gomes e Waldo Luiz Costa Neto ganharam o destaque e como premiação receberam canecas com a grife do Baja.

Cristian Pohl Meinhardt

O workshop contou com a participação especial do professor doutor Rudnei Palhano (foto), do IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos), que é especialista em Biomecânica. Ele ministrou uma aula sobre acelerometria e os efeitos da vibração no corpo humano. Palhano explorou diversas possibilidades de como a aquisição de dados obtidos a partir de acelerômetro e strain gauge podem ser úteis para o Projeto. “Podem-se obter as acelerações e vibrações impostas no veículo, auxiliando nos cálculos estruturais e desenvolvendo melhorias de conforto para o piloto. Essa integração com o IBTeC deve marcar uma nova era de sensoriamento para o Projeto Baja”, avalia o  coordenador do Baja, professor Cristian Pohl Meinhardt.

Ao todo 23 estudantes estiveram envolvidos na atividade e o evento contou com a participação do coordenador da Engenharia Mecânica, professor Ricson Rocha de Souza, o Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec), professor Daniel Neutzling Lehn, e da pró-reitora de Ensino, Fernanda Storck Pinheiro.