Professor palestra no VI Simpósio Brasileiro de Acarologia

Postado as 2018-08-21 14:17:48

Por Natália Bottoni

Divulgação

No dia 30 de julho, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), Noeli Juarez Ferla, palestrou no III Congresso Latinoamericano de Acarologia (III Clac), que ocorreu com o VI Simpósio Brasileiro de Acarologia (VI Sibac). O evento foi realizado entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, na Pousada dos Pirineus, em Pirenópolis, Estado de Goiás.

Ferla participou do congresso como conferencista e explanou sobre “Ecologia e controle de ácaros na vitivinicultura sul-brasileira”. O professor divulgou os resultados parciais obtidos no Laboratório de Acarologia da Univates (Labacari), que, além de outras pesquisas, estuda o comportamento das espécies de ácaros em videiras. Ele relatou aos congressistas os danos provocados por ácaros nas parreiras, as estratégias do uso de controle biológico e o não uso de pesticidas.

Além de palestrar, Ferla coordenou uma mesa-redonda, cujo tema foi “Manejo de ácaros em cultivos agrícolas”. Nesta, falou-se sobre o manejo de ácaros no cultivo de soja, de frutas cítricas no Peru e de algodão no Centro-Oeste do Brasil. Outro assunto abordado foi o aplicativo móvel para identificação taxonômica de ácaros de importância agrícola no Brasil.

União inseparável: saúde animal, humana e ambiental

Com o tema “Acarologia para Saúde Única”, que representa a conexão entre o bem-estar dos animais, homens e meio ambiente, o VI Sibac reuniu exposições e discussões de todos os aspectos técnico-científicos relacionados aos ácaros e carrapatos, além de sessões plenárias e ordinárias, mesas-redondas, apresentações orais e pôsteres.

Os ácaros têm ampla diversidade ecológica e estão presentes em diversos ambientes. São organismos que podem influenciar a relação entre a saúde animal, humana e ambiental. Em razão disso, a acarologia apresenta perspectivas em várias áreas do conhecimento, com foco na saúde, na preservação e no equilíbrio dessa relação. Divulgar pesquisas entre os profissionais que atuam nas diferentes linhas da acarologia é a finalidade do evento, que reúne profissionais, pós-graduandos e estudantes ligados à área.

PPGSAS com inscrições abertas

O PPGSAS forma profissionais qualificados capazes de gerar, difundir e aplicar conhecimento científico, legal e tecnológico nas áreas de Tutela Jurídica Ambiental e Sustentabilidade da Cadeia Produtiva. Há 31 vagas para o mestrado. As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de outubro, pelo endereço www.univates.br/ppgsas/processoseletivo. Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/pos-graduacao ou pelo telefone (51) 3714-7058.