Delis Bianchini

Grupo de Teatro da Univates estreia “O Rouxinol e a Rosa”

Postado as 2018-08-31 09:42:28

Por Liniker Duarte/Cultura e Eventos

Um dos mais apaixonantes contos da literatura universal e da Língua Inglesa, “O Rouxinol e a Rosa” foi apresentado pelo grupo cênico da Universidade do Vale do Taquari - Univates no último domingo (26). O evento encerrou as atividades da 13ª edição da Feira do Livro de Lajeado, na praça central da cidade.

A obra literária de Oscar Wilde tem mais de 100 anos, e sua história é a nova adaptação do Grupo de Teatro da Univates. A peça traça um panorama sobre literatura e teatro medieval. O espetáculo também foi apresentado na abertura do IV Seminário Nacional de Ensino de Línguas e Literatura na quarta-feira (29).

Confira entrevista com o diretor do Grupo de Teatro da Univates, Pablo Capalonga:

Univates - A peça teve quanto tempo de produção?
Pablo Capalonga -
Estamos trabalhando desde fevereiro na construção dessa proposta cênica. Foram muitos ensaios de quatro horas por noite, às terças-feiras, mais alguns ensaios extras.

Univates - Como se deu o processo criativo na construção do espetáculo?
Capalonga - O texto não é para teatro, ele é uma fábula, um conto literário. Em um primeiro momento foi feita a adaptação inicial, bem sutil. O que temos hoje é uma estrutura bem semelhante ao que existe na obra que Oscar Wilde escreveu em 1838. Na sequência foi feito trabalho com os atores, pois o objetivo era fazer a contação da obra do começo ao fim da peça, com a valorização do livro. Cada parte da história foi dividida, e a gente tentou construir imagens, onde por ora a história fosse lida, e por ora ela escapasse para o palco. Com a tradução dessas linhas e imagens e a fisicalidade dos atores, ia traduzir aquilo que o autor estivesse tentando dizer. O livro raramente sai de cena, se ele sai por um lado, no outro ele já está retornando.

Délis Bianchini

Univates - Foi feita alguma pesquisa para a confecção da cenografia e dos figurinos?
Capalonga - Sim. Toda a parte visual e estética da peça teve como inspiração os contadores de histórias medievais, que na Idade Média andavam com suas carroças de cidade em cidade com seus artistas, nos pequenos vilarejos e praças. Eles abriam as lonas e apresentavam seus pequenos espetáculos em cima das carroças. Suas maquiagens eram muito rústicas e os trajes eram bem arcaicos e alguns muitas vezes de algodão cru. Toda a estética vem desse tempo, dessa história. Lá atrás, quando o teatro se fazia presente de forma itinerante, ambulante, foi nossa inspiração para figurinos, cenário e trilha sonora.

Univates - A peça ficará em cartaz até quando? Há previsão para novos trabalhos?
Capalonga - Ficaremos em cartaz por um bom tempo. Temos uma série de apresentações pela frente, é preciso cumprir essa agenda e permanecer com esse trabalho em cartaz pelo maior tempo possível. É um momento de bastante atenção e dedicação para o grupo. Atualmente estamos com um repertório de três trabalhos em cartaz. Em 2016 estreamos “A história de nós dois”, em 2017 estreamos “O Jardim” e para 2018-2019 temos o “O Rouxinol e a Rosa”. É muito positivo construir e conquistar três trabalhos ao mesmo tempo e  levá-los a tantas cidades. Estamos com um projeto novo em vista: pela primeira vez teremos um texto originalmente criado pelas alunas do curso de Letras para um espetáculo infantil. É um trabalho conjunto e multidisciplinar que envolverá Letras, os alunos de Estética e Cosmética para a maquiagem, os de Design de Moda para os figurinos e quem sabe em um futuro próximo, Arquitetura e Urbanismo para a construção de cenário.

O Grupo de Teatro

O grupo teatral, formado em 2004, objetiva criar espaço cênico na Universidade. Podem participar do elenco alunos, diplomados, professores e funcionários da Univates e demais interessados em se tornarem atores. Novas inscrições para seleção podem ser feitas uma vez por ano, e os ensaios dos espetáculos são realizados no Teatro Univates. Os espetáculos e atores são dirigidos pelo diretor Pablo Capalonga.

Nando Reis

No dia 8 de setembro o cantor Nando Reis Volta a se apresentar em Lajeado. Ele sobe ao palco do Teatro Univates, a partir das 21h, com o show "Nando Reis - Voz e Violão". Os ingressos podem ser adquiridos na Bilheteria do Teatro Univates, ou pelo site www.blueticket.com.br. Os valores variam entre R$ 60,00 e R$ 220,00.

Para mais informações e solicitação da peça, entre em contato pelo e-mail cultura@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946.