Univates é a primeira Universidade Comunitária Gaúcha com Ambulatório de Imunologia

Postado as 2018-09-06 09:16:28

Por Ana Amélia Ritt

Lucas George Wendt

Pessoas com infecções e alergias respiratórias, de pele, de medicamentos ou urticárias podem ser tratadas no Centro Clínico da Univates. Isso porque esse é um dos serviços do Ambulatório de Especialidades, local onde os estudantes de Medicina, acompanhados por médicos professores, realizam atendimentos à comunidade. O atendimento é gratuito, via Sistema Único de Saúde (SUS), e realizado após encaminhamento de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Desde sua implantação, em março de 2017, a especialização já teve 93 pacientes, com um total de 265 atendimentos.

Ana Amélia Ritt

O Ambulatório proporciona todas as condições possíveis para um atendimento cem por cento. Há agilidade, ótimos profissionais e a possibilidade de realização de exames. Que bom seria se todos os pacientes do SUS tivessem um atendimento como esse e uma estrutura assim
médico e professor responsável pela especialidade Ney Noronha Raffin

Além de contribuir com a comunidade, que não necessita mais se locomover a cidades distantes para ser atendida, o serviço contribui com o aprendizado de alunos de Medicina.

Segundo Raffin, a Univates é a única Universidade Comunitária Gaúcha que tem um ambulatório com especialidade de Imunologia e Alergia e a segunda universidade no Rio Grande do Sul. A ideia, conforme o professor, é que os serviços do Ambulatório de Especialidade sejam aperfeiçoados conforme a necessidade dos pacientes, aproximando-os do ideal. “Quando o atendimento também envolve o ensino de estudantes, ele é mais detalhado. Assim, a consulta é um pouco mais demorada. O tempo não é o principal fator, e sim prestar um bom atendimento aos pacientes, além de o aluno entender como pode ajudar aquela pessoa”, explica Raffin.

Nicole Morás

O Ambulatório de Especialidades Médicas foi inaugurado em março de 2016 e está sendo implantado de acordo com o avanço da grade curricular de Medicina da Univates. Todas as consultas ocorrem no período de aulas do curso, sendo realizadas por alunos sob supervisão de professores médicos.

Atualmente estão em funcionamento no local dezoito especialidades médicas: cardiologia, hematologia, pneumologia, gastroenterologia, nefrologia, endocrinologia, dermatologia, reumatologia, alergia e imunologia clínica, psiquiatria, geriatria, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, pediatria, pneumopediatria, neuropediatria e pediatria para crianças de alto risco.