Quais as vantagens de ser um estudante EAD na Univates?

Postado as 2018-09-10 17:09:52

Por Elise Bozzetto

No início deste ano, a Universidade do Vale do Taquari - Univates passou a atuar de forma intensiva em cursos na modalidade a distância. Desde então, a Instituição já comemora a marca de mais de mil alunos matriculados. O curso mais procurado é o de Pedagogia, que conta com 23% dos estudantes de ensino a distância (EAD) da Universidade. Em seguida, vêm Administração e Ciências Contábeis.

Giovane Sebastiany

O polo matriz, em Lajeado, é o mais procurado, com 41% dos acadêmicos. Os polos de Encantado e Teutônia concentram 10% dos estudantes cada um. Já Arroio do Meio e Venâncio Aires são polos que atraem, cada um, cerca de 7% dos alunos de EAD.

Compromisso com a qualidade

Para o diretor de Educação a Distância da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, a oferta de cursos EAD com qualidade é um reflexo direto da evolução tecnológica. “Essa modalidade nos permite uma sincronia maior entre a Universidade e os estudantes. Mas estudar a distância não significa que é mais fácil, muito pelo contrário, exige muito controle do acadêmico para que ele consiga acompanhar o andamento das aulas. Aquilo que a Univates construiu em 50 anos de história vai continuar sendo construído no EAD. Temos um compromisso com a qualidade, portanto, nossos cursos a distância não são menos exigentes do que os presenciais”, conclui.

Univates estuda ampliar ofertas

A novidade para 2019/A é a oferta de dois novos cursos de graduação EAD: Tecnologia em Cooperativismo e Tecnologia em Marketing. Além desses, são oferecidos cinco cursos na área de formação de professores: Educação Física, Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia . A Univates oferece também, em todos os polos, os bacharelados em Administração e em Ciências Contábeis, além de sete cursos superiores de tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística e Processos Gerenciais.

Elise Bozzetto

Polos aproximam a Univates da comunidade

Além do polo matriz, em Lajeado, a Univates hoje está presente fisicamente em 16 municípios: Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Garibaldi, Guaporé, Encantado, Estrela, Montenegro, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Veranópolis, Triunfo e Venâncio Aires.

Para Carla Schroeder, coordenadora do polo de Arroio do Meio, a chegada da Universidade no município é muito significativa. “Receber a Univates demonstra o desenvolvimento da nossa cidade. A demanda por curso superior nos traz mão de obra qualificada e, consequentemente, possibilidades de competir no mercado melhorando as condições de vida de toda a população. Representa o cumprimento de uma das metas do plano municipal de educação. A comunidade arroiomeense historicamente investe em educação e aposta na Univates pelo seu comprometimento com a qualidade do ensino e com o desenvolvimento da região”, comenta a gestora.

Vestibular agendado EAD com inscrições abertas

As inscrições para o Vestibular EAD Univates estão abertas. A prova deve ser agendada pelo candidato, havendo oferta de diferentes dias e horários para que seja possível realizá-la no momento mais conveniente para cada um.

Esse novo formato de processo seletivo está disponível tanto para a modalidade EAD quanto para ingressar nos cursos presenciais. A prova será aplicada em todos os polos da Univates.

Os alunos que têm interesse em se candidatar podem agendar sua prova de redação ou solicitar ingresso via nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. Também é possível ingressar no EAD como portador de diploma de curso superior, com reingresso nos cursos presenciais da Univates ou mediante transferência de outra instituição. O procedimento deve ser feito pelo site www.univates.br/vestibular. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.