Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Cineasta Carlos Gerbase abre Semana Acadêmica do CCHS

Postado as 2018-09-10 22:25:59

Por Ana Amélia Ritt

Com uma visão geológica, biológica e cultural, o cineasta e professor Carlos Gerbase abriu a Semana Acadêmica do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Univates nesta segunda-feira, dia 10. Com fatos históricos, Gerbase contextualizou o surgimento da linguagem e a sua conexão com a cultura. O evento segue com mais de 40 atividades gratuitas e abertas ao público até sexta-feira, dia 14. 

Ana Amélia Ritt

Durante a palestra, Gerbase mencionou Vénus de Willendorf, arte figurativa com aproximadamente 40 mil anos. O cineasta acredita que, para a história da humanidade, a capacidade de contar histórias e a imaginação foram mais importantes que o desenvolvimento da caça a distância e da agricultura, surgidas depois. “Essas histórias que partem da imaginação transformam-se em ritos e isso é muito importante. A imaginação, a arte, a linguagem falada e as narrativas são o que nos fazem humanos, porque o que mantém a sociedade funcionando é a cultura”, completou.

Ana Amélia Ritt

Quanto à comunicação, o cineasta descreveu o relacionamento entre os macacos verdes, que emitem grunhidos ligeiramente diferentes ao restante do bando, conforme os predadores, com o objetivo de proteção. “Essa é a história que a ciência nos traz e estou contando para vocês. Há várias versões, vocês podem ou não acreditar nelas, mas isso mostra que podemos contar histórias mesmo não as presenciando”, afirmou.

Ao finalizar a apresentação, Gerbase  trouxe como exemplo a obra Ilíada e Odisséia, escrita apenas depois de anos de narração oral e afirmou que contar histórias é uma experiência fantástica.

As ciências são um importante conjunto de narrativas sobre o universo e a humanidade. Hoje, parecem explicar tudo, mas é bom lembrar que, durante mais de 55 mil anos, as narrativas não foram científicas. Elas foram imaginativas, mágicas, mitológicas e criativas. E talvez por isso ainda tenham muitas coisas preciosas para nos ensinar sobre a humanidade
Carlos Gerbase, cineasta e professor

Semana cheia de atividades

A programação teve continuidade na quarta-feira pela manhã com "Um pot-pourri crítico sobre a atuação do juiz criminal e seu papel na efetivação de garantias individuais", palestra ministrada por Bruno Seligman de Menezes e Sandro Frohlich. Confira mais informações sobre a atividade na matéria da TV Univates:

Ana Amélia Ritt

 

A Semana do CCHS é formada por mais de 40 atividades promovidas por 11 cursos. Os encontros, gratuitos e abertos ao público, ocorrem até sexta-feira, dia 14. A programação completa pode ser conferida em www.univates.br/evento/semanacchs/programacao.

Inscrições abertas

Os cursos do CCHS são voltados às relações humanas, com o desenvolvimento do espírito crítico e a compreensão da sociedade. As inscrições para as 11 opções de Graduação que integram a área estão abertas. Interessados em acessar uma vaga podem agendar sua prova de redação ou solicitar ingresso via nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. O procedimento deve ser feito pelo site univates.br/vestibular.