Mestrado em Sistemas Ambientais Sustentáveis da Univates oferece bolsa de estudo

Postado as 2018-09-12 09:50:21

Por Elise Bozzetto

Elise Bozzetto

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) divulgou nesta semana convênio com a empresa Naturovos. Parceira da Univates há oito anos, a Naturovos, que já desenvolvia pesquisas em parceria com os Programas de Pós-Graduação e com o Parque Tecnológico e Científico do Vale do Taquari (Tecnovates), passa agora a financiar bolsa de mestrado para interessados em desenvolver pesquisa na área de controle biológico de ácaros na cadeia avícola.

Segundo o coordenador do PPGSAS, Noeli Juarez Ferla, a ideia é conhecer os problemas causados por ácaros que atacam galinhas poedeiras, buscando uma solução limpa ou tecnologia limpa que possa auxiliar a empresa na sua tomada de decisão.

A Naturovos já tem desenvolvido estudos em parceria com a Univates, em especial o Tecnovates. Agora a ideia é intensificar essa pesquisa no PPGSAS, rastreando os mecanismos de funcionamento dos ácaros que atacam as galinhas e estabelecendo estratégias de controle biológico aplicados a esses microorganismos. Ou seja, sem o uso de pesticidas ou de produtos químicos que possam prejudicar os animais e mesmo a qualidade dos ovos produzidos
Noeli Juarez Ferla

Saiba mais

O controle biológico é uma técnica que utiliza organismos vivos para o controle populacional de outra espécie, quando são evitados danos às plantas ou animais mantidos em ambiente natural ou  artificial. Essa tecnologia pode ser aplicada com o objetivo de diminuir a população da praga naturalmente, sem o uso de agrotóxicos.

De acordo com Ferla, o controle biológico tem se mostrado cada vez mais uma alternativa natural e não prejudicial ao ambiente para o controle de pragas. “Os alunos do PPGSAS podem desenvolver estudos aplicados de controle biológico nas mais diversas culturas, destacando-se a cultura do morango, soja, erva-mate, videiras, bem como a cadeia avícola com o controle ecológico de ectoparasitas”.

Nicole Morás

A bolsa será concedida a um dos inscritos classificados no próximo processo seletivo do PPGSAS. Em breve serão divulgadas informações quanto aos critérios de seleção. O aluno bolsista ganhará a mensalidade paga mais remuneração mensal para dedicação ao desenvolvimento da pesquisa.

O objetivo geral da pesquisa a ser desenvolvida é conhecer a bioecologia de ácaros na cadeia avícola, bem como estabelecer estratégias de controle biológico aplicado de espécies que alcançam o status de praga. No escopo do projeto, estão previstas avaliação e monitoramento mensais da população de ácaros, avaliação dos diferentes graus de infestação e estimação de possíveis prejuízos na produção de ovos. O pesquisador ainda irá realizar em laboratórios testes de predação, bioecologia de ácaros predadores sobre ácaros praga e testes de liberação desses microorganismos.