Encontros quinzenais propõem debates sobre gênero

Postado as 2018-09-12 10:23:37

Por Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Nesta semana ocorreu o primeiro encontro do ciclo de debates “O que podem os estudos de gênero na universidade?”. O evento é composto de seis atividades para o debate de pesquisas realizadas por acadêmicos da Univates e a proposição de experimentações corporais. Os encontros, gratuitos e abertos ao público, seguem até novembro. Para participar, interessados devem se inscrever pelo Sistema de Inscrições da Univates.

Os encontros fazem parte do projeto de mestrado da estudante do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e bolsista integral Fapergs/Capes Inauã Ribeiro.

“Durante toda a minha caminhada como aluna da graduação e bolsista acabei me envolvendo com o tema e vi o quanto discussões como essa beneficiam as pessoas. O fato de a Instituição ter uma Política de Respeito às Individualidades já é um passo muito importante e garante que ações e debates sejam realizados”, afirma. O evento conta ainda com a parceria do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço e Movimento (CEM/CNPq), coordenado pela professora Angélica Munhoz, e do Grupo de Estudos de Relações de Gênero, coordenado pela professora Priscila Detoni.

Ana Amélia Ritt

O próximo encontro ocorre no dia 24 de setembro, das 17h às 18h30min. Com o tema “Questões de gênero no Vale do Taquari/RS”, a atividade tem como base a obra “Um baile misturado: (sobre)vivências LGBT e negras no Vale do Taquari”, de  Jandiro Adriano Koch.

Fique de olho nos próximos encontros

08/10: Mulheres imigrantes no Vale do Taquari/RS
Ministrantes: Rosmari Terezinha Cazarotto, Margarita Rosa Gaviria Mejía e Inauã Weirich Ribeiro

22/10: Produção audiovisual, corpo e gênero
Ministrantes: Priscila Rigoni, Waleska Vigolo e Inauã Weirich Ribeiro

05/11: Mulheres negras, direitos civis e cinema
Ministrantes: Fernanda Dorneles da Silva e Inauã Weirich Ribeiro

12/11: Corpo e gênero: experimentações
Ministrantes: Eduardo Machado e Inauã Weirich Ribeiro
Local: Brinquedoteca

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5039, ou pelo e-mail iwribeiro@universo.univates.br.