Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Laboratório de Acarologia da Univates recebe pesquisador internacional

Postado as 2018-09-17 11:02:06

Por Amanda Cantú

A Universidade do Vale do Taquari foi escolhida pelo pesquisador mexicano José Irving Monjarás Barrera para o aprofundamento da pesquisa que lhe renderá o título de Doutor em Ecología y Manejo de Recursos Naturales. Aluno do Instituto de Ecología da Universidad Autónoma de Tamaulipas, Monjarás permanecerá na Univates desenvolvendo seu estudo até janeiro de 2019.

Nicole Morás

Conforme o pesquisador (3º e/d na foto), a estada na Univates permitirá desenvolver a pesquisa com o auxílio da estrutura e da troca de conhecimento com os especialistas da instituição, de forma a levar ao seu país e ao mundo maior conhecimento taxonômico sobre ácaros de importância agrícola.

O que atraiu José Monjarás ao Vale do Taquari foram as boas referências do Laboratório de Acarologia da Univates. O pesquisador desenvolve em seu país um estudo de identificação da acarofauna associada à Capsicum annuum var. glabriusculum, popularmente conhecida como “Chile Piquín”, espécie de pimenta silvestre de grande importância econômica para população rural na região Norte do México.

A solicitação para realizar os seus estudos no Laboratório de Acarologia foi enviada ao professor doutor Guilherme Liberato da Silva. O objetivo inicial era sanar dúvidas a respeito de ácaros da família Tydeidae, na qual Silva é considerado um dos maiores especialistas em atividade.

O intercâmbio de saberes deu tão certo que Monjarás convidou Silva para ser co-orientador em sua tese de Doutorado. O professor espera que o período na Univates ajude Monjarás a finalizar sua pesquisa e concluir seu doutoramento com êxito.

A pesquisa

O objeto da pesquisa de Monjarás é a planta Capsicum annuum var. glabriusculum (Chile Piquín), espécie de pimenta cujo cultivo, coleta e venda representa parte importante da economia da região rural do Norte do México. Famosa por ser a mais picante entre as variedades de pimentas consumidas no país, costuma ser servida em conservas com vinagre, utilizada como tempero para molhos, ou consumida crua.

Conforme o pesquisador, a Chile Piquín é muito resistente a pragas e enfermidades. Entre os objetivos da pesquisa está reconhecer as espécies de ácaros associadas a essa espécie, com intuito de verificar a presença de pragas e de inimigos naturais. O estudo ainda busca identificar e descrever novas espécies de ácaros encontradas na planta.

Ana Amélia Ritt

Para Monjarás, a estrutura física e o conhecimento dos profissionais da Univates tornam o Laboratório de Acarologia importante no cenário da pesquisa internacional. Conforme o pesquisador, a tecnologia de ponta é fundamental para a realização desse tipo de estudo, que não seria possível com equipamentos básicos.

Os profissionais da instituição, especialistas em diferentes frentes, também são citados pelo pesquisador como parte importante do processo. “Suas diversas especialidades permitem resolver questões que surgem em diferentes situações ao longo da pesquisa. Isso é a base de tudo, pois não adianta um bom equipamento se não tiver quem diga o que está se vendo no microscópio”, destaca.

O professor Silva enfatiza a importância da atuação de Monjarás com o grupo da Univates. É a primeira vez que o Laboratório conta com a presença de um pesquisador de outro país por um período tão longo. “Isto é muito significativo, pois reforça a internacionalização do trabalho da nossa equipe e contribui para uma melhor avaliação no meio científico”, reforça.

Saiba mais

O Laboratório de Acarologia da Univates atua em diferentes linhas de pesquisa, como o reconhecimento, identificação e a descrição de espécies de ácaros para diversos grupos, além de trabalhar com ácaros predadores utilizados no controle biológico de pragas em áreas como a agricultura e a avicultura.

Conforme o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), Noeli Juarez Ferla, o trabalho do laboratório capacita professores e alunos de graduação e pós-graduação e desempenha papel social ao promover conhecimento em nível internacional. Para Ferla, a pesquisa de Monjarás representa uma capacitação importante para o desenvolvimento de tecnologias limpas na produção mexicana de alimentos, em especial na produção de Chile Piquín.

“As pessoas querem produtos limpos, de boa qualidade e com sabor. Levar isso a elas é papel da ciência, e fazemos isso por meio da capacitação de pessoas que trabalham na nossa área, a acarologia”, destaca Ferla.