Governo do Reino Unido oferece bolsas de pós-graduação

Postado as 2018-09-19 13:05:05

Por Diretoria de Relações Internacionais

Estão abertas, até o dia 6 de novembro, as inscrições para o programa Chevening, que concede bolsas de estudo no Reino Unido para alunos de mais de 160 países, incluindo o Brasil. Em geral, as bolsas são para programas de pós-graduação de um ano (mestrado ou MBA) em diversas universidades do Reino Unido, com início previsto em setembro de 2019.

Benefícios

As bolsas cobrem as passagens de ida e volta para o Reino Unido, anuidade do curso escolhido, taxas administrativas da universidade e ainda incluem uma quantia mensal em dinheiro para as despesas pessoais do aluno. Também estão incluídos o valor de emissão do visto para o Reino Unido e um auxílio financeiro para instalação no país.

Quem pode participar?

Candidatos de qualquer área de atuação com excelente desempenho acadêmico e perfil de liderança são foco do programa. Outros requisitos esperados de um bolsista são:

– ser formado há até 10 anos, demonstrar habilidade intelectual e ter potencial de liderança;
– ter experiência profissional de, pelo menos, dois anos (aqui também se aplicam trabalho voluntário, estágio remunerado ou não remunerado);
– desejar retornar ao seu país de origem após concluir os estudos para aplicar os conhecimentos adquiridos no Reino Unido;
– possuir um histórico profissional de excelência e conquistas, e ter potencial para se tornar um grande líder em sua área;
– demonstrar que possui as qualidades pessoais necessárias para se beneficiar da bolsa de estudos e utilizá-la em sua carreira;
– desejar se conectar a outros bolsistas Chevening enquanto estiver estudando no Reino Unido e também depois que retornar ao seu país de origem;
– possuir uma ideia bastante clara de como o curso que irá fazer poderá beneficiar seu país de origem.

O processo seletivo tem apenas duas fases. Primeira, o candidato envia a documentação exigida e as cartas de recomendação. Na segunda é convidado para uma entrevista em inglês na Embaixada Britânica ou em cidades que tenham consulado britânico.

Saiba mais

O Chevening é um programa mundial de bolsas de estudo do Governo Britânico. As bolsas do programa Chevening oferecem intensa vivência internacional e oportunidades de desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal. Presente no Brasil há mais de 30 anos, o Chevening já beneficiou cerca de 1.500 brasileiros. São pessoas que tiveram a chance de estabelecer laços sociais, culturais, acadêmicos e comerciais com a rede de Cheveners em todo o mundo.

Mais informações podem ser obtidas no site Chevening in Brazil.