Universidade e mercado em convergência

Postado as 2018-09-25 09:21:04

Por Nicole Morás

Da sala de aula para o mercado - e do mercado para a sala de aula. É nessa convergência que a Universidade do Vale do Taquari - Univates, a Lab8284 e a Troiano Branding se encontram. Afinal, foi na Instituição que se deu a formação inicial do diplomado em Publicidade e Propaganda César Krunitzky, um dos fundadores da Lab8284. A agência de mídias sociais também tem como sócio Maico Eckert, que é professor do curso Técnico em Comunicação Visual da Univates. Juntos eles atendem clientes como a TroianoBranding - uma das maiores empresas de gestão de marcas do Brasil.

De acordo com Eckert, atender a Troiano Branding é um desafio e ao mesmo endossa a atuação da agência. “É uma responsabilidade enorme, pois a empresa é referência no País, é muito conhecida e muitos dos profissionais de mercado que admiramos fazem parte da rede de contatos dela. Então as pessoas esperam muito da marca e, consequentemente, do nosso trabalho. Ao mesmo tempo, receber a confiança da TroianoBranding para gerenciar a presença digital dela em redes sociais é um reconhecimento excelente”, avalia.

Eckert destaca ainda que atender clientes reconhecidos também é importante para mostrar que empresas de grandes centros podem encontrar prestadores de serviço no interior que vão entregar um trabalho à altura e com a qualidade que elas precisam. “Ter um cliente de São Paulo como a TroianoBranding representa um voto de confiança muito grande em uma empresa do Vale do Taquari, já que lá há variadas opções de fornecedores”, explica.

Além da fundamentação teórica, é a experiência com esse e outros clientes que Eckert leva para a sala de aula na disciplina de Comunicação e Mídias Sociais. “Aproveito as vivências que nós temos na empresa, os desafios e acertos, e procuro fazer uma relação imediata com as boas práticas e com o que é abordado em livros ou artigos. Temos condições de levar o dia a dia também para a sala de aula e oportunizamos o cruzamento de informações entre o que a Universidade discute e o que o mercado busca. Vemos o que dá mais certo e levamos essa informação para os alunos. Por outro lado, ao preparar as aulas e aprender com os alunos, estou levando a Universidade para o mercado, e, assim, uma área retroalimenta a outra”, afirma.

Da graduação para o mercado

Diplomado em Publicidade e Propaganda, César Krunitzky se formou em 2009, quando o assunto mídias sociais era pouco conhecido e trabalhado. “Notando minha predisposição para o assunto digital, recebi dos professores o incentivo para explorar mais o tema e desenvolver estudos na área. Com isso, fui visualizando oportunidades de empreender, até que em 2015 resolvemos oficializar a Lab8284 como a primeira agência de mídias sociais da região”, explica. Krunitzky acrescenta que o fato de o curso de Comunicação Social enfocar o desenvolvimento multifuncional, ele teve oportunidades de atuar e compreender várias áreas dentro de uma agência. “Inclusive na administração financeira, algo temido por boa parte dos comunicadores”, acrescenta ele, que está à frente da área administrativa da agência.

Publicidade e Propaganda é opção no Vestibular

O curso de Publicidade e Propaganda é uma das opções de curso presencial da Univates neste Vestibular, que recebe inscrições para provas agendadas ou para ingresso com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/vestibular.

Os candidatos podem escolher um dos 41 cursos que disponibilizam vagas para ingresso em 2019A. A prova agendada será aplicada em todos os polos da Univates (polo matriz em Lajeado, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Guaporé, Encantado, Estrela, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Veranópolis e Venâncio Aires).

Cursos técnicos abrem inscrições em outubro

Além do curso de Comunicação Visual, a Univates disponibiliza outras 16 opções de cursos técnicos, sendo eles: Administração, Alimentos, Auxiliar de Saúde Bucal, Automação Industrial, Edificações, Eletroeletrônica, Enfermagem, Informática, Manutenção Automotiva, Manutenção e Suporte em Informática, Química, Radiologia, Segurança do Trabalho, Serviços Jurídicos, Transações Imobiliárias e Vendas. As inscrições para os cursos técnico abrirão no início de outubro.