Alunos da Educação a Distância realizam prova presencial de encerramento do trimestre

Postado as 2018-09-27 12:13:40

Por Amanda Cantú

Os alunos da modalidade Educação a Distância (EAD) da Univates realizam entre os dias 24 e 28 de setembro as provas presenciais de encerramento de mais um trimestre letivo. A avaliação presencial é obrigatória e ocorre sempre ao final de cada período, no polo ao qual o aluno é vinculado.

Na segunda-feira (24) ocorreram as provas das disciplinas Sistemas Operacionais e História da Educação. Na terça-feira (25) foi a vez das provas das turmas que cursam Cálculos de Finanças Pessoais e Corporativas e Arqueologia e Pré-História. Na quarta-feira (26) ocorreram as provas de Estudos da Infância, Teoria Literária e Processos de Ensino e Aprendizagem.

Confira data e horário das próximas avaliações

Data da prova

27/09 (quinta-feira)

Economia; Morfofisiologia Celular e Embriologia

28/09 (sexta-feira)

Teoria e Metodologia Histórica I; Leitura e Produção de Textos

A Educação a Distância é um modelo educativo que tem a interação entre o professor, os tutores e os estudantes mediada pelo uso didático das tecnologias da informação e da comunicação. Os conteúdos em formato de vídeos, textos e atividades diversas são organizados pelos profissionais da Univates e disponibilizados no ambiente virtual, o que possibilita maior flexibilidade na organização do tempo e do espaço do aluno, conforme a sua necessidade individual.

A cada trimestre o estudante cursa 200 horas, que equivalem a um módulo. O acompanhamento pedagógico é constante, sendo realizado pela equipe docente e tutorial por meio de feedbacks sobre os trabalhos, atividades de fórum e dúvidas encaminhadas pelo ambiente virtual. Os cursos têm atividades avaliativas orientadas a distância e presenciais como forma de supervisionar o estudante ao longo de seu processo de aprendizagem.

Amanda Cantú

Por que fazer EAD?

A falta de tempo para frequentar um curso de graduação presencial foi o que levou o estudante de Biologia, licenciatura, Lucas Ruschel de Assumpção a optar pela Educação a Distância da Univates. Atualmente no 3º módulo do curso, o estudante conta que dessa forma consegue conciliar os estudos, o trabalho e os cuidados com a filha pequena enquanto sua esposa trabalha no turno da noite.

As boas referências da Instituição e a metodologia de ensino com foco na realidade regional também influenciaram a escolha de Assumpção, que relata estar muito feliz com a escolha. “Os assuntos são muito bem abordados, temos acesso aos recursos da Universidade, como a Biblioteca, por exemplo, e os encontros presenciais estão sendo muito proveitosos”, destaca.

O aluno elogia o formato por módulos. “Assim não caímos na armadilha de deixar tudo para a última hora. Cada semana tem atividades que precisam ser entregues, assim o conhecimento vai sendo absorvido de forma gradual e sem grandes dificuldades”.

Para Assumpção, estudar na EAD Univates é mais que uma oportunidade de aprender uma nova profissão, é uma forma de buscar significado e resgatar uma paixão de infância. Após 10 anos trabalhando na área de Tecnologia da Informação, ele busca na Biologia um novo futuro. “Quero fazer algo que possa beneficiar o planeta e a sociedade como um todo, ensinar para as crianças sobre o cuidado com a natureza para que nosso planeta não sofra tanto com os danos que nossa sociedade está causando a ele”, revela.

Vestibular EAD com inscrições abertas

Interessados em iniciar um curso de graduação na modalidade EAD já podem inscrever-se no vestibular agendado. O novo formato de processo seletivo permite ao candidato programar a prova para data e horário conforme a sua necessidade. A avaliação pode ser realizada nos polos de Lajeado, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Guaporé, Encantado, Estrela, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Venâncio Aires ou Veranópolis.

O candidato ainda pode solicitar ingresso com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), tendo realizado a prova entre os anos de 2009 e 2017. Também é possível ingressar na EAD como portador de diploma de curso superior, ou ainda mediante transferência de outra instituição.

O procedimento deve ser feito pelo site www.univates.br/vestibular. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.

Cursos de graduação disponíveis na modalidade EAD:

ADMINISTRAÇÃO - Bacharelado
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - Superior de Tecnologia