Projeto recolhe doações de linhas de crochê e tricô para o Presídio Feminino de Lajeado

Postado as 2018-09-28 08:35:53

Por Nicole Morás

Uma das entidades beneficiadas pelas ações do projeto de extensão Veredas da Linguagem é o Presídio Feminino de Lajeado. No local, as apenadas participam de um projeto para confecção de roupas e acessórios de tricô e crochê.

Uma parte da produção já foi doada para crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cantinho Mágico, do bairro Santo Antônio. Para apoiar a com a iniciativa, o Veredas da Linguagem está recolhendo doações de linhas de tricô e crochê em caixas disponíveis nos Prédios 9, 12 e 16.

De acordo com a coordenadora do eixo Linguagem e Corporeidade, professora Silvane Fensterseifer Isse, o crochê tem sido um dispositivo importante de ocupação do tempo e de criação para as mulheres. A ideia é que ele possa se tornar uma possibilidade de trabalho e renda no processo de ressocialização das mulheres apenadas. “Estamos projetando a exposição e venda das peças em feiras de Natal deste ano. Essa iniciativa é das próprias apenadas. A entrada de agulhas de alumínio no local foi possível mediante liberação especial da justiça, a partir de solicitação da psicóloga do presídio. Atualmente, o projeto é possível graças a doações. Ainda mais importante do que as peças produzidas e doadas é a oportunidade de essas mulheres ressignificarem suas vidas e perceberem suas potencialidades”, analisa.

Mais informações sobre o projeto e as doações podem ser obtidas pelo e-mail veredaslinguagem@univates.br.

Saiba mais sobre o Veredas da Linguagem no Presídio Feminino de Lajeado

As atividades do eixo Linguagem e Corporeidade são realizadas semanalmente no Presídio Feminino de Lajeado pelas voluntárias do projeto de extensão Veredas da Linguagem da Univates. Muito mais do que trabalhar a consciência corporal, o projeto tem possibilitado às cerca de 20 mulheres que cumprem pena na casa prisional a oportunidade de repensarem suas vidas, suas certezas e suas perspectivas.

Ao todo, são seis eixos temáticos que integram o projeto e oportunizam a acadêmicos e diplomados a formação teórico-prática sobre a linguagem e suas múltiplas interfaces – ensino, arte e literatura, tecnologia, corporeidade, ludicidade e cognição – a fim de contemplar demandas da comunidade.