Quinze anos de cuidados com o outro

Postado as 2018-10-03 10:09:48

Por Ana Amélia Ritt

Rumo ao bairro Santo Antônio, em Lajeado, um ônibus e um micro saem semanalmente em frente ao Prédio 1. O Projeto de Extensão Ações Interdisciplinares de Cuidados em Saúde no bairro Santo Antônio (PI) é formado por alunos voluntários da Univates e, mais do que curativa, a iniciativa é preventiva.

Ana Amélia Ritt

Morador do bairro, Darci José da Silva tem 72 anos e sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o que dificultou alguns movimentos do corpo. Em seguida teve que lidar com a perda de pessoas próximas da família. “A visita do grupo da Univates me tirou pensamentos ruins. Eu tinha dor nas pernas, dificuldade de mexer o braço, além de sentir falta de alguém para conversar. Eles passam conhecimento e explicam as ações. Às vezes também me dão puxões de orelha, não posso mentir”, ri.

Entre as atividades realizadas, seu Darci mostra uma camiseta com desejos escritos com tinta colorida. “O que é ruim temos que deixar para trás, o que é bom deve permanecer”, aconselha. Além da camiseta, o grupo produziu com ele uma caixa de remédios e ensinou exercícios de alongamento. “Isso é muito bom pra mim”, afirma.

Além dele, outras cinco famílias e duas Instituições do bairro são visitadas, como o local onde é realizado o Projeto Vida, uma iniciativa da prefeitura municipal que, com seis unidades espalhadas por Lajeado, propõe aos alunos atividades no turno oposto ao da escola. A unidade do bairro Santo Antônio possui 69 participantes de 5 a 14 anos. Destes, cerca de 30 recebem a visita do PI às terças-feiras.

Ana Amélia Ritt

“Além de trabalhar junto ao que já vem sendo feito pelo Projeto Vida, o PI é um trabalho interdisciplinar em que os alunos da graduação podem observar as crianças e buscar realizar atividades conforme as suas necessidades. Assim, os acadêmicos adquirem experiência do que irão vivenciar futuramente na profissão, é uma preparação. Ao mesmo tempo, para as crianças e adolescentes, esse momento também é legal, porque elas se sentem importantes, já que futuros profissionais estão acompanhando-as e querem contribuir para o seu desenvolvimento”, explica o coordenador do Projeto Vida do bairro Santo Antônio, Demétrios Lorenzini.

Em 15 anos

Ana Amélia Ritt

Esse trabalho é desenvolvido pelo Projeto de Extensão Ações Interdisciplinares de Cuidados em Saúde no bairro Santo Antônio (PI), em Lajeado. Antes dele, porém, havia o Programa de Ações Comunitárias (PAC) que, assim como o PI, de 2003 a 2009, buscou promover a transformação e a inclusão social dos moradores do bairro. “Essa é uma construção entre o trabalho que é realizado por outros profissionais e pelos alunos da Univates. Com a experiência, os estudantes constroem valores de ética, responsabilidade e respeito ao próximo”, afirma a coordenadora do PI, Marilucia Vieira dos Santos.

Entre os estudantes que participam do projeto está Aline Bueno, que há três anos integra o grupo. Aluna de Enfermagem, Aline conta que a iniciativa chama a sua atenção pelo envolvimento com a saúde pública.

Ana Amélia Ritt

Com o projeto temos bastante vivência. Participamos das atividades com o objetivo de trabalhar alguma necessidade da comunidade, mas acabamos aprendendo muito mais. Tem essa troca
estudante de Enfermagem Aline Bueno

De lá pra cá

Quer participar?

O Projeto de Extensão pode ser realizado por alunos de qualquer curso da Instituição. As ações são voluntárias e podem ser aproveitadas como horas complementares. As atividades possuem o acompanhamento de professores tutores de diferentes áreas e são compostas por visitas domiciliares, em instituições escolares e sociais do bairro, além de rodas de conversa com os profissionais do posto de saúde local para discussão das demandas e criação de estratégias terapêuticas e sociais para educação em saúde. Mais informações pelo e-mail projetosocial@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5591.