Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Mais de quatro mil alunos de ensino básico já participaram do projeto Tema

Postado as 2018-10-03 10:31:52

Por Ana Amélia Ritt

Por meio de atividades práticas e lúdicas, o projeto de extensão Tecnologias Multidisciplinares Aplicadas (Tema) da Univates busca levar o conhecimento científico e tecnológico aos alunos de Educação Básica. Com três anos de atuação, 4.100 alunos de escolas já participaram dos encontros, além de 617 acadêmicos da graduação (voluntários e bolsistas) participaram das ações do projeto.

Ana Amélia Ritt

Entre as atividades oferecidas estão oficinas de robótica, programação, construção de pontes de espaguete e construção de carrinhos de papelão. “É muito gratificante para mim participar do projeto, tanto por poder ajudar os alunos no desenvolvimento das atividades como pela minha própria aprendizagem. A cada oficina surge um novo desafio”, afirma a estudante do segundo semestre de Engenharia Civil Sheila dos Santos Dresch, que é voluntária desde o início da graduação. A coordenadora do projeto, professora Maria Claudete Schorr, completa: “Levar conhecimento científico e tecnológico aos estudantes da Educação Básica vai além da sala de aula, permitindo que os estudantes da universidade desenvolvam habilidades e competências que muitas vezes não são desenvolvidas na academia”.

Nicole Morás

O Tema também promove competições entre equipes no Technology Day, evento que integra o Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC). A edição deste ano ocorre na sexta-feira, 5 de outubro, no Complexo Esportivo da Univates, e conta com Campeonato de Robótica, Competição de Pontes de Espaguetes, Desafio de Desenvolvimento de Produto e Olimpíada de Informática (Olinfu).