Indecisão na escolha do curso? O teste vocacional pode ajudá-lo

Postado as 2018-10-05 11:27:39

Por Ágatha Strapasson

Ao concluir o Ensino Médio inicia uma das etapas mais decisivas da vida: a escolha da carreira profissional. Para alguns jovens, a escolha da área a ser seguida já foi feita, mas para muitos a decisão final causa dúvidas. Por isso, a Feira de Cursos da Univates busca facilitar a escolha. Durante o evento serão apresentados os 76 cursos de graduação e técnicos oferecidos pela Instituição, além de serem realizadas oficinas, visitas aos laboratórios e salas de especialidades e, também, como diferencial, a aplicação de teste vocacional gratuito.

Júlia Gasparotto

Visando a ajudar o jovem que ainda não fez sua escolha, a Univates oferece durante a Feira o teste vocacional, que funciona como uma prova dissertativa, a qual o jovem deve responde conforme suas preferências. O resultado é obtido conforme as questões forem preenchidas. “Fazer este levantamento de interesse na Feira de Cursos poderá auxiliar o jovem a dar o passo inicial para o processo de escolha. Caso ele se surpreenda ou ainda fique com dúvidas, o ideal é buscar o processo de orientação de carreira. O teste auxilia o jovem a se dar conta sobre a dinâmica profissional em que ele gostaria de estar inserido” afirma Raquel de Mello Boff, professora do curso de Psicologia da Univates.

Artur Dullius

Mesmo para aqueles que já escolheram a área que vão seguir, o teste pode ajudar na definição do curso, como é o caso da jovem Eduarda Cenci, hoje estudante do Técnico em Saúde Bucal. “Fui ao Prédio 9 onde tinha a feira de todos os cursos técnicos. Também participei do teste vocacional para ver em qual área eu me encaixava realmente, e aí eu decidi qual curso eu queria fazer”, conta.

Confira os horários e locais do teste vocacional:

Manhã:

8h30min às 9h30min - Auditório do Prédio 7

8h45min às 9h45min - Auditório do Prédio 11

Noite:

19h30min às 20h30min - Auditório do Prédio 7

19h45min às 20h45min - Auditório do Prédio 11

Saiba como participar da Feira

Cada aluno deve realizar sua inscrição para participar da Feira em www.univates.br/feiradecursos. Além disso, um representante da escola deve inscrever a instituição de ensino.

Quem já concluiu o Ensino Médio e tem interesse em acompanhar a Feira de Cursos ou acompanhantes e responsáveis por alunos também devem se inscrever de forma on-line no botão “Inscrição público geral”.