Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Logística reversa é assunto de pesquisa do PPGSAS

Postado as 2018-10-08 10:25:58

Por Nicole Morás

Desde 2010, o Brasil conta com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que legisla sobre a gestão integrada e o gerenciamento de resíduos sólidos, na qual estão previstas ações relacionadas, entre outros assuntos, à responsabilidade sobre o ciclo de vida dos produtos. Isso inclui a prática conhecida como logística reversa, que consiste no retorno de materiais já utilizados para os agentes do processo produtivo. É com essa temática e focando na cadeia de embalagens que a mestranda Estela Gausmann realiza a pesquisa “Logística Reversa como instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos: o estudo de caso da Associação de Logística Reversa de Embalagens (Aslore) no Rio Grande do Sul", sob orientação do professor doutor Carlos Cândido da Silva Cyrne, no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS).

Tiago Silva

De acordo com Estela, para que seja corretamente implementada a PNRS, é necessário acordo de cada setor envolvido. “Foi assim que surgiu a Aslore, em 2015, contemplando as empresas fabricantes de embalagens em geral. O objetivo do estudo é identificarmos a importância e a satisfação que os associados atribuem a aspectos da área social, econômica, ambiental e legal. As respostas estão sendo analisadas em uma matriz importância x satisfação”, explica.

Para isso, a pesquisa empírica está sendo realizada com os associados da Aslore localizados no RS. Além disso, a mestranda participa do evento Logística Reversa de Embalagens em Geral, que será realizado no dia 10 de outubro, no  Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Saiba mais: logística reversa

Tuane Eggers

A logística reversa é o que garante que empresas que comercializam lâmpadas fluorescentes, por exemplo, recebam os materiais de volta após utilizados, para que tenham destinação correta e não agridam o meio ambiente, já que esses produtos possuem componentes nocivos à natureza. Conforme a PNRS, o mesmo procedimento está previsto para a destinação de embalagens plásticas de óleos lubrificantes, embalagens em geral, produtos eletroeletrônicos e seus componentes e medicamentos. Assim, caso você compre algum desses produtos, a loja onde você efetuou a compra é responsável por recolhê-los após o uso e destiná-los ao fabricante.

Inscrições abertas

 

O PPG em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) pretende formar profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal nas áreas de Tutela jurídica ambiental e Sustentabilidade da cadeia produtiva. São oferecidas 31 vagas para o mestrado. As inscrições podem ser realizadas até 19 de outubro pelo link www.univates.br/ppgsas/processoseletivo. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgsas@univates.br.