PPGSAS visita empresas e prefeituras da região para divulgar mestrado profissional

Postado as 2018-10-09 18:17:51

Por Natália Bottoni

PPGSAS pretende formar profissionais capazes de aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal

Divulgação

Com o objetivo de divulgar os serviços oferecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Univates,  estão sendo realizadas, desde setembro, visitas às empresas e prefeituras da região. Nos encontros são apresentadas as possibilidades que o mestrado profissional pode oferecer às organizações, desde a capacitação de seus colaboradores até o desenvolvimento de projetos de pesquisa capazes de solucionar problemas internos das instituições.

O PPGSAS se diferencia dos mestrados acadêmicos, pois objetiva a capacitação de profissionais por meio de estudo e desenvolvimento de técnicas e processos capazes de atender uma demanda social ou profissional. “As dissertações desenvolvidas visam a agregar nas organizações públicas e privadas alguma técnica ou um novo produto”, afirma o professor Marlon Dalmoro. Segundo ele, é um curso que necessita de articulação com empresas e órgãos públicos para colocar em prática as suas pesquisas.

Dalmoro reconhece que as visitas realizadas até então - em prefeituras e empresas do setor de alimentos da região - foram positivamente surpreendentes quanto à receptividade dos locais. Além disso, ele justifica que, geralmente quando se pensa na busca de soluções e inovações, incluem-se apenas as empresas privadas. O PPGSAS mudou essa concepção ao compreender que o poder público também pode se beneficiar com os projetos desenvolvidos no mestrado profissional.

Descubra como a sua empresa pode ser parceira do PPGSAS

Nicole Morás

O programa está constantemente na busca por novos parceiros para desenvolver pesquisas. As empresas interessadas podem indicar essa disposição se envolvendo em um projeto associado ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) ou diretamente com o PPGSAS. No último caso, a empresa deve indicar um colaborador, que irá cursar o mestrado e desenvolver o projeto. Durante esse processo, o aluno terá a orientação de um professor e até o final do curso deve desenvolver e implantar, se possível, a proposta na organização da qual faz parte. Assim, permite-se que o projeto possa contar com o envolvimento de alguém que já conhece o local e suas necessidades. O programa fornece suporte técnico para o desenvolvimento do projeto.

PPGSAS com inscrições abertas

Ana Amélia Ritt

Essas parcerias são fundamentais para o PPGSAS, pois está na essência de um mestrado profissional essa transformação da realidade social. O programa pretende formar profissionais capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal nas áreas de Tutela jurídica ambiental e Sustentabilidade da cadeia produtiva. São 31 vagas para o mestrado. As inscrições podem ser realizadas até dia 19 de outubro, pelo link www.univates.br/ppgsas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgsas@univates.br.