PPGBiotec recebe inscrições até 5 de novembro

Postado as 2018-10-16 14:42:34

Por Natália Bottoni

Gabriela Longo

LAJEADO - Até o dia 5 de novembro estão abertas as inscrições para os processos seletivos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates. São 28 vagas para o mestrado e 15 para o doutorado. Os diplomados podem atuar na área da biotecnologia desenvolvendo visão crítica e inovadora, tanto na pesquisa quanto no ensino e extensão.

A inscrição nas duas modalidades é realizada de forma on-line, neste endereço (mestrado) ou neste link (doutorado). Após o preenchimento dos dados, será gerado boleto no valor de R$ 95,00 referente à taxa de inscrição no processo seletivo. A lista dos classificados será divulgada no dia 7 de dezembro. As aulas iniciam em abril de 2019 e ocorrem em sextas-feiras à noite (das 18h30min às 22h30min) e nos sábados de manhã (das 8h às 12h). O mestrado tem duração de dois anos e o doutorado, de quatro anos.

Tuane Eggers

Os alunos que seguirem a área de concentração Biotecnologia Agroalimentar terão domínio de conhecimentos básicos e aplicados voltados ao desenvolvimento de produtos e processos alimentares, focados na inovação do setor da biotecnologia, tendo também formação comprometida com a eficiência, qualidade e produtividade. Na prática, auxiliam os produtores rurais, as indústrias e os profissionais regionais, além de aplicar métodos para aumentar a produtividade dos vegetais e animais para a indústria agropecuária.

Já os profissionais da área de concentração Biotecnologia em Saúde serão qualificados para caracterizar microrganismos e investigar fisiopatologias humanas e animais de importância epidemiológica e econômica. Vão desenvolver ferramentas para aplicação do diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção de doenças e modulação de defeitos metabólicos.

“O PPGBiotec contribui significativamente para o fortalecimento da biotecnologia no âmbito regional com foco no desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas”, afirma a coordenadora e professora do programa, Márcia Inês Goettert. Ela explica que os estudos reúnem pesquisas básicas e aplicadas às demandas regionais por produtos e processos biotecnológicos, sem esquecer da inserção nacional e internacional.