Receita de linguiça com vinho tinto é criada por alunos dos Técnicos da Univates

Postado as 2018-10-17 14:10:48

Por Natália Bottoni

Uma linguiça defumada contendo vinho tinto. Esse produto alimentício foi apresentado por estudantes dos cursos Técnicos em Química e em Alimentos da Univates, no desafio lançado na disciplina Biotecnologia Aplicada, Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos. A ideia fez tanto sucesso que foi exposta na 8ª Feira de Ciências da Instituição.

“Cada equipe desenvolveu um alimento levando em consideração as tendências do mercado e o conhecimento compartilhado nas aulas teóricas e práticas”, explica Lisangela Bagatini, nutricionista e professora do técnico da Univates. A tarefa deveria estar relacionada a uma indústria alimentícia característica do Vale do Taquari - neste caso, optou-se pelas empresas de produtos cárneos regionais.

Rótulo fictício do produto

Uma instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou, em maio de 2017, que produtos cárneos temperados podem apresentar vinho como ingrediente opcional, além de outras bebidas. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa foi desenvolver uma linguiça de carne suína (portuguesa) defumada, com vinho na formulação, a fim de atender à demanda atual de saudabilidade, com a oferta de produtos com menos ingredientes artificiais. O alimento contém os seguintes ingredientes: carne suína (pernil), sal, açúcar, alho, pimenta, canela em pó e sal de cura.

Lisangela acredita que as exigências recentes dos consumidores dão conta do impacto ambiental e da saudabilidade. “Durante a produção de linguiça ocorre normalmente uma reação química chamada vulgarmente de rancificação. O vinho tinto possui propriedades antioxidantes que inibem essa reação, o que aumenta a validade do produto”, relata.

Tuane Eggers

O coordenador dos Técnicos em Química e em Alimentos da Univates, Mariano Rodrigues, garante que em todas as disciplinas do curso se trabalha com pesquisa, formando profissionais críticos e aptos para o desenvolvimento de novos produtos, como esse. “Além disso, nossos alunos estão em constante contato com o mercado de trabalho, acompanhando as tendências e inovações do setor”, esclarece.

Inscrições abertas para os cursos técnicos

Tuane Eggers

O período de inscrições para os Cursos Técnicos da Univates está aberto, e os Técnicos em Química e em Alimentos são opções. Para 2019A, são oferecidas 17 opções de cursos. Interessados podem se inscrever no site www.univates.br/tecnicos/inscricoes.

Os técnicos da Univates oferecem formação profissional em curto prazo, facilitando o ingresso do estudante no mercado de trabalho. A duração média dos cursos é de dois a três anos, dependendo do número de disciplinas cursadas por semestre. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Educação Profissional, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5024, ou pelo e-mail cep@univates.br.