Moda, Luz e Trevas: personagem de Harry Potter é tema de trabalho premiado no 14º Colóquio de Moda

Postado as 2018-10-22 09:49:55

Por Nicole Morás

Um personagem da Saga Harry Potter, um Trabalho de Conclusão de Curso e um desfile de Moda. Três cenários completamente diferentes, não é? Não para a estilista Bianca Käfer. A diplomada do curso de Design de Moda da Univates reuniu sua paixão pela série de ficção e a necessidade de terminar seu TCC, e utilizou o personagem Severo Snape para isso.

Nicole Morás

Bianca fez uma pesquisa sobre a composição do seu figurino por meio das linguagens da moda, do arquétipo do Mago e dos princípios e elementos do Design. “Os conceitos que apresentei no meu artigo tornaram possível a criação de uma coleção de moda para fãs e apreciadores de Harry Potter, que possuem a indecisa paixão pelos vilões, mocinhos, heróis e principalmente pelo personagem considerado o mais corajoso e leal do mundo bruxo, Severo Snape”, explica.

O artigo, intitulado “Moda, Luz e Trevas: a linguagem ambígua de Severo Snape por meio da construção do figurino”, chamou a atenção da orientadora de Bianca, a professora e coordenadora do curso, Josiane da Costa. “O caso da Bianca foi de um trabalho que teve, além de uma grande pesquisa em uma área muito importante para o Design de Moda, que é a semiótica, muito amor envolvido, visto que ela é profunda admiradora da saga Harry Potter”, afirma a professora. Josiane incentivou Bianca a enviar seu artigo para o 14º Colóquio de Moda, principal evento acadêmico do país no segmento.

Divulgação

Bianca ouviu a professora, e enviou o artigo para avaliação. E ele foi aceito. Em evento realizado na cidade de Curitiba, no Paraná, ela apresentou seu trabalho. “Moda, Luz e Trevas” faz uso da tecnologia, trazendo detalhes com luzes de led, que, conforme a própria estilista, “conseguiu mostrar que a magia pode se transformar em realidade”. Além da representação simbólico-visual de Snape, a coleção ainda reforça um dos mais importantes ensinamentos do personagem na saga: ambiguidade entre o bem e o mal existe em qualquer ser humano, e são feitos de fraquezas e de complexidade.

A diplomada concorreu com outros 11 participantes, e foi premiada como melhor trabalho de iniciação científica, na categoria Figurino. Para Bianca, ir ao Congresso e ser premiada lhe proporcionou a sensação de dever cumprido, pois sempre teve vontade de ter um de seus artigos publicados. “Compreendi que, quando colocamos amor e dedicação em algo, não existe razão para ter medo de tentar e não ser boa o suficiente, apenas coragem para arriscar e, quem sabe, se surpreender com o resultado”, comenta.

O trabalho de Bianca foi o primeiro enviado por um aluno da Univates e, conforme Josiane, foi motivo de muito orgulho ter sido aceito, e ainda mais, premiado.

Essa adoração fez com que ela desenvolvesse um trabalho de alto nível, pois, além de fazer uma importante pesquisa sobre os elementos envolvidos na construção de Severo Snape, teve ainda a motivação para trabalhar nuances que só quem tem real conhecimento sobre o personagem seria capaz
Josiane da Costa

Opção para o Vestibular

O curso de Design de Moda é opção no Vestibular Univates, que está com inscrições abertas. Inscreva-se em univates.br/vestibular. São oferecidos 42 cursos presenciais e 17 a distância, que disponibilizam vagas para ingresso em 2019A. A prova agendada será aplicada em todos os polos da Univates (polo matriz em Lajeado, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Guaporé, Encantado, Estrela, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Veranópolis e Venâncio Aires).

Os interessados podem agendar sua prova de redação ou solicitar ingresso com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. Para ingressar no EAD também é possível concorrer como portador de diploma de curso superior, solicitar reingresso ou realizar transferência de outra instituição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone (51) 0800 7 07 08 09.