Dia de experimentar o futuro na Feira de Cursos da Univates

Postado as 2018-10-24 12:00:54

Por Nicole Morás

Estudantes de Ensino Médio, pais e interessados em fazer um curso técnico ou uma graduação aproveitaram a quarta-feira, 24, para conhecer o campus e os cursos oferecidos pela Universidade do Vale do Taquari - Univates durante 17ª edição da Feira de Cursos.

A recepção aos participantes ocorre no Centro Cultural Univates, onde também é possível realizar a inscrição para o Vestibular Univates. Por todo o campus, os 46 cursos de graduação presenciais, 14 de graduação a distância e 17 cursos técnicos realizaram atividades práticas e abriram seus laboratórios e salas temáticas para que os futuros universitários pudessem conhecer atividades das respectivas profissões e tirar suas dúvidas sobre o curso e o mercado de trabalho. Os participantes também puderam se informar sobre oportunidades de intercâmbio, financiamentos e serviços prestados pela Instituição, como a Central de Carreiras, que busca aproximar os estudantes do mercado de trabalho.

Para quem ainda está indeciso, o evento é uma possibilidade de realizar teste vocacional, oferecido gratuitamente. No início das atividades, a professora do curso de Psicologia Raquel de Mello Boff afirmou que é normal o sentimento de indecisão e que esse não deve ser um processo de sofrimento, por isso o teste é uma maneira de descobrir as áreas com as quais o estudante tem afinidade.

Os irmãos Kremer Soares, da Escola de Ensino Médio Estrela, aproveitaram a Feira de Cursos para fazer o teste vocacional. Fernanda, que está no terceiro ano do Ensino Médio, participa do evento pela segunda vez e buscou o teste para decidir entre os cursos de Direito e Psicologia. “Já tenho uma noção sobre esses cursos, mas a Feira é uma oportunidade para ouvir quem já está cursando”, disse ela. Gabriel é estudante do primeiro ano e se interessa pela área das engenharias. “Tenho dúvidas entre Engenharia de Software ou da Computação. Como tenho mais dois anos antes de ingressar na faculdade, o que eu penso agora pode mudar e, assim, tenho tempo para conhecer os cursos e decidir com qual mais me identifico”, afirmou ele.

De Venâncio Aires e da Escola Estadual de Educação Básica Cônego Albino Juchem, Camila da Rosa também conheceu o campus da Universidade nesta quarta-feira. Ela veio focada em conhecer o Técnico em Segurança do Trabalho e participou de uma atividade prática que, literalmente, a fez tirar os pés do chão.

Foi muito legal, pois nos dá uma sensação diferente do que sentimos no dia a dia. Conheço uma pessoa formada nessa área que sabia sobre a minha dúvida em relação a qual curso escolher e disse que eu iria gostar. Por isso, vim buscar mais informações e tem sido uma experiência interessante.
Camila da Rosa

De acordo com a gerente do setor de Marketing e Comunicação da Univates, Diana Di Domenico, a Feira de Cursos já é tradicional no calendário institucional e se consolida cada vez mais como uma atividade voltada para os diversos públicos. “Temos registrado cada vez mais a participação de pais e pessoas da comunidade interessados em conhecer nossa infraestrutura e nossos cursos. Da mesma forma, percebemos uma grande presença de estudantes do Vale do Rio Pardo e da Serra, o que demonstra que nossa atuação se amplia para além do Vale do Taquari”, esclareceu.

Confira mais fotos do evento aqui.

Lounge EAD

Na entrada do Prédio 12, o Lounge EAD foi montado especialmente para quem quer conhecer os cursos oferecidos na modalidade a distância e as cidades onde os polos da Univates estão localizados: Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Encantado, Estrela, Garibaldi, Guaporé, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Venâncio Aires e Veranópolis.

Nicole Morás

Lucas George Wendt