Museu de Ciências da Univates realiza atividades alusivas ao Dia da Criança

Postado as 2018-10-25 18:18:57

Por Natália Bottoni

Natália Bottoni

O Dia das Crianças é comemorado no Brasil em 12 de outubro, mas a data é lembrada durante todo o ano pelo Museu de Ciências (MCN) da Univates. Neste mês, no entanto, as atividades educativas oferecidas aos pequenos aumentam.

Adicionando às ações já realizadas durante o mês, na manhã desta quinta-feira, dia 25, estudantes do 6º ano do ensino fundamental participaram da oficina “Brincando de historiador, escrevendo memórias como no passado” e visitaram o laboratório de Paleobotânica e Evolução de Biomas, além da coleção de Paleontologia do MCN. A oficina abordou o modo como os historiadores escrevem sobre a história e como utilizam documentos antigos para fontes de pesquisa. Foram apresentadas maquetes sobre como viviam os grupos pré-históricos da região, e os alunos escreveram um documento com pena e nanquim.

Natália Bottoni

À tarde ocorreram duas oficinas direcionadas aos alunos do 4º e 6º ano do ensino fundamental. A mesma oficina da manhã e a atividade “Desvendando os mitos da natureza”, que visou a explorar curiosidades da fauna a partir de espécimes de animais da coleção didática do MCN.

Natália Bottoni

O estudante Renan Vinicius Schmidt tem 12 anos e está no 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Princesa Isabel, de Arroio do Meio. Ele fez uma avaliação positiva da atividade “Desvendando os mitos da natureza”, e gostou que os conteúdos trabalhados focaram mais a prática do que a teoria. “Eu não sabia que existiam tantas espécies diferentes de morcego, nem que eles traziam benefícios à natureza”, conta.

As atividades proporcionam momentos descontraídos às crianças, em que elas adquirem muito aprendizado. O objetivo é elas aprenderem enquanto estão brincando
coordenadora do MCN, Míriam Helena Kronhardt

Entre as práticas oferecidas referente à data comemorativa estão peças de teatro, oficinas, contação de histórias e visitas às exposições do museu. As dinâmicas são direcionadas aos alunos da educação básica, do 1º ao 6º ano do ensino fundamental. As práticas são pensadas para complementar a educação formal, ampliando o conhecimento científico e a consciência ambiental dos alunos, dentro das áreas de atuação do museu, que são: Arqueologia, Botânica, Ecologia, História, Paleontologia e Zoologia.