PPGBiotec forma primeira doutora

Postado as 2018-10-26 18:10:31

Por Nicole Morás

Nicole Morás

A primeira tese do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade do Vale do Taquari - Univates foi defendida na tarde desta sexta-feira, 26, no auditório do Prédio 9. Intitulada “Análise da expressão gênica de EZH2, IDH2 e TET2 na pesquisa de marcadores de toxicidade e progressão no tratamento de doenças onco-hematológicas: um estudo piloto”, a pesquisa foi desenvolvida pela agora doutora Geórgia Muccillo Dexheimer, sob orientação da professora Ana Lúcia Abujamra.

Nicole Morás

De acordo com Geórgia, o objetivo do estudo foi avaliar os padrões de expressão dos genes IDH2, TET2 e EZH2 em pacientes diagnosticados com doenças onco-hematológicas na busca por marcadores como ferramentas de estadiamento, marcadores precoces de toxicidade, refratariedade e progressão da doença. “O tratamento dessas doenças apresentam um impacto na qualidade de vida dos pacientes em função de efeitos adversos. Mutações e alterações epigenéticas são amplamente descritas nas doenças onco-hematológicas, sendo associadas a genes-chave na regulação do ciclo celular, proliferação e diferenciação. Assim, se fosse possível identificar um padrão genético associado às toxicidades desenvolvidas durante o tratamento, seria possível desenvolver regimes terapêuticos mais específicos e seguros, impedindo a ocorrência de eventos adversos sérios”, explica Geórgia.

No estudo, foram avaliados 17 pacientes com doenças onco-hematológicas, como Leucemia Mieloide Crônica, Leucemia Mieloide Aguda, Síndrome Mieloproliferativa e Síndrome Mielodisplásica, Leucemia Linfocítica Crônica, Linfoma de Hodgkin e Linfoma não Hodgkin. Para isso, foram analisadas amostras de sangue dos pacientes antes e após o início do tratamento e os pacientes foram acompanhados por 12 meses.

Conforme Ana Lúcia, a busca por biomarcadores que possam auxiliar na prevenção ou diminuição de efeitos indesejados ao tratamento pode contribuir significativamente para o sucesso do tratamento quimioterápico e qualidade de vida dos pacientes. “Verificamos que isso não ocorre diretamente nos genes estudados, porém há outros tantos que ainda podem estar relacionados, e, por isso, a importância de novos estudos”, analisa.

Além da orientadora, participaram da banca os professores doutores Ivan Cunha Bustamante Filho, Ramatis de Oliveira e Lauro José Gregianin.

Inscrições abertas

Estão abertas, até 5 de novembro, as inscrições para o processo seletivo de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec). São oferecidas 28 vagas para mestrado e 15 para doutorado. Os interessados poderão atuar nas áreas de concentração em Biotecnologia Agroalimentar e Biotecnologia em Saúde.

As inscrições podem ser realizadas de forma on-line por meio do site www.univates.br/ppgbiotec/processo-seletivo. O candidato terá inscrição homologada após o pagamento da taxa de R$ 95,00 e a entrega da documentação na Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu, sala 121 do Prédio 2 da Univates. Também pode ser enviada por sedex até o dia 06 de novembro, conforme orientações no edital, que podem ser conferidas no site. A divulgação da lista de classificados será dia 07 de dezembro.

Mais informações pelo e-mail ppgbiotec@univates.br, ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5445.