Professora da Univates participa de evento de botânica no Equador

Por Natália Bottoni

Tuane Eggers

Divulgação

Na última semana, a professora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) e da graduação de Ciências Biológicas da Univates Elisete Maria de Freitas esteve em Quito, capital do Equador. Ela participou do XII Congreso Latinoamericano de Botânica e apresentou trabalhos que estão vinculados às suas pesquisas na Universidade.

O evento objetivou discutir temas atuais na área da botânica referentes à realidade social e econômica da América Latina. Elisete participou de palestras, simpósios e mesas redondas, além de apresentar duas pesquisas. A primeira tratou do potencial fitotóxico de folhas e pseudofrutos de uva-japonesa sobre a germinação de espécies nativas. Os resultados divulgados, ainda preliminares, indicam que o processo de decomposição de suas folhas e pseudofrutos liberam compostos no solo que aumentam o tempo de germinação de espécies nativas. “Dessa forma, a espécie tem sido beneficiada e está ocupando as matas nativas do Rio Grande do Sul de forma intensa, principalmente em nossa região, o que representa grande risco para a biodiversidade regional”, explica a pesquisadora.

A segunda apresentação expôs os resultados de estudos realizados em seis áreas de comunidades campestres. A pesquisa contou com a colaboração de pesquisadores do PPG de Fitotecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e da empresa Celulose Riograndense. “O estudo cita a ocorrência de 210 espécies campestres e descreve o modo de organização das comunidades estudadas, além de comprovar a alta diversidade florística dos ecossistemas campestres”, conta a docente.

Elisete reconhece que a divulgação das pesquisas realizadas e o estabelecimento de colaborações com pesquisadores brasileiros e estrangeiros são fundamentais, além do aperfeiçoamento profissional ao participar de um evento dessa relevância.

Participação em excursão botânica nas Ilhas Galápagos

Após o congresso, no sábado, dia 27, a professora Elisete iniciou uma excursão botânica nas Ilhas Galápagos. A viagem é organizada e oferecida pelo evento. Ela retorna na quarta-feira, dia 31.

“As ilhas representam a criação da teoria da evolução de Charles Darwin. As diversidades vegetal e animal são únicas. Será uma experiência incrível que depois compartilharei com os estudantes de biologia da Univates”, afirma.