Estágios qualificam formação no curso de Educação Física

Postado as 2018-11-05 14:45:15

Por Nicole Morás

Divulgação

A formação profissional passa pela teoria estudada em sala de aula e pela prática, na qual o estudante desenvolve atividades para aplicar o conhecimento adquirido. No curso de Educação Física - Bacharelado da Univates, que está entre os três melhores do Rio Grande do Sul conforme o CPC (Conceito Preliminar de Curso) da última avaliação do Ministério da Educação (MEC), os estágios obrigatórios aproximam os estudantes da realidade do mercado de trabalho e contribuem para a sua formação. A atividade também oportuniza vivências internacionais em alguns casos, como aconteceu com a estudante Fernanda Bersch.

Por meio do Estágio II - Treinamento Esportivo, ela atua na Associação Vale do Taquari de Esportes (Avates), de Estrela, nas equipes de voleibol feminino, auxiliando no treinamento e na preparação física da equipe da categoria mirim (até 13 anos). A equipe com a qual Fernanda está estagiando disputou o torneio Ruta del Voley, na cidade de Minas, no Uruguai.

Para Fernanda, o estágio na Avates possibilitou a interação mais próxima com o cotidiano de uma equipe esportiva de rendimento.

O estágio no treinamento esportivo em categorias de base visa à formação polivalente, à aquisição de habilidades básicas e ao aumento do repertório motor do atleta. Além disso, preocupando-se com os melhores resultados nas competições, os erros e maiores dificuldades são identificados e corrigidos nos treinamentos para a evolução das atletas. Participar efetivamente de uma competição internacional foi uma experiência única por poder estar na quadra com as atletas e o técnico e acompanhar cada tomada de decisão na busca do melhor resultado
Fernanda Bersch

O professor orientador do estágio e coordenador técnico Rodrigo Lara Rother explica que o torneio é tradicional no país vizinho, reunindo as principais equipes de lá e também algumas equipes argentinas. Foi a primeira vez que as equipes da Avates participaram desse torneio e já na estreia trouxeram o título. Conforme Rother, atuar em equipes esportivas de rendimento proporciona aprendizados sobre o que há de mais novo na área e que pode voltar para a sala de aula como conteúdo de discussão com colegas e professores. “Além disso, participar de uma competição internacional abre a visão para outras formas do fazer profissional, de outras escolas, com outras realidades. Esse estágio certamente será um diferencial na formação acadêmica da Fernanda”, avalia ele.

Divulgação

De acordo com o coordenador do curso, professor Leonardo De Ross Rosa, o objetivo das atividades de estágio é desenvolver o exercício profissional a partir da elaboração, da aplicação e da avaliação de uma proposta de atuação no contexto em que o aluno é inserido. “Consideramos o estágio o exercício final para a prática profissional. Nesse contexto, a participação intensa, comprometida e com compartilhamento deve ocorrer obrigatoriamente. As experimentações em atividades, desde as mais corriqueiras até as mais complexas e exigentes que fazem parte do fazer diário do profissional de Educação Física, devem ser contempladas a fim de proporcionar o melhor aprendizado para graduar o melhor profissional”, explica.

Educação Física é opção no Vestibular Univates

O curso de Educação Física - Bacharelado é uma opção do Vestibular Univates, que está com inscrições abertas aqui. Os interessados em concorrer a uma vaga agora podem agendar sua prova de redação, solicitar ingresso com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017 ou ainda prestar a prova do dia 25 de novembro.

Além de Educação Física, há outros 41 cursos de graduação presenciais e 17 a distância que disponibilizam vagas para ingresso em 2019A. A prova agendada será aplicada em todos os polos da Univates (polo matriz em Lajeado, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Guaporé, Encantado, Estrela, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Veranópolis e Venâncio Aires). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.