Esclareça todas suas dúvidas sobre o Vestibular Univates na modalidade presencial

Postado as 2018-11-05 15:02:47

Por Natália Bottoni

Nicole Morás

O Vestibular da Univates chegou, e, com ele, muitas dúvidas de quem pretende se candidatar no processo seletivo. Por essa razão, a Universidade reuniu as perguntas mais frequentes feitas pelos alunos para o esclarecimento total das questões. Confira:

• Onde a Univates está localizada?

A Univates está situada no município de Lajeado, no estado do Rio Grande do Sul - a 120 km distante de Porto Alegre, a capital. Mais precisamente, a Universidade fica na rua Avelino Talini, 171, no bairro Universitário. Confira neste link o mapa.

• Qual a diferença entre inscrição e matrícula para os cursos presenciais?

A inscrição é para o Vestibular, que pode ser de diversas formas: pela prova agendada, nota do Enem, por reingresso na Univates, transferência de outra instituição de ensino, cursando a segunda graduação ou por aproveitamento de nota anterior obtida em outro processo seletivo da Univates. Após o resultado da classificação no Vestibular é possível realizar a matrícula na Universidade. Saiba mais aqui.

Nicole Morás

• Qual a diferença entre inscrição e matrícula para os cursos técnicos?

A inscrição no curso pretendido é realizada para garantir a vaga. O próximo passo é a matrícula. Dá-se preferência a quem realizou a inscrição com mais antecedência. A matrícula se refere ao momento em que se escolhe as disciplinas que irão ser cursadas. Nesse momento, o aluno recebe o cartão institucional e pode usufruir de todos serviços da Univates.

Uma curiosidade é que, para iniciar um curso técnico, com exceção do técnico em Radiologia, não é necessário ter o Ensino Médio completo, apenas estar cursando-o.

Matrícula na Univates garante cartão institucional e acesso a benefícios

• Qual a diferença entre Vestibular Univates e Vestibular de Verão?

Não há diferença entre o Vestibular Univates e o Vestibular de Verão, já que os dois se referem ao mesmo processo seletivo. O Vestibular está com inscrições abertas para ingresso no próximo semestre. São oferecidas provas agendadas de redação. Mais informações pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.

Artur Dullius

• O que são as provas agendadas e como funciona a redação delas?

Há a possibilidade de o estudante realizar a prova agendada. Ela consiste em uma avaliação de redação, e não há questões para serem respondidas. A redação aborda temas contemporâneos para dissertação.

A prova agendada é aplicada em todos os polos da Univates (matriz de Lajeado, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Encantado, Estrela, Garibaldi, Guaporé, Montenegro, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Veranópolis e Venâncio Aires). O resultado da avaliação sairá no mesmo dia em que ela foi realizada, o que possibilita ao aluno realizar logo a matrícula.

• A prova tradicional do Vestibular Univates tem mais valor do que a prova agendada?

Não, a prova tradicional do Vestibular tem o mesmo valor da prova agendada. Ela normalmente tem uma redação e 45 questões de múltipla escolha.

Artur Dullius

• Eu recebo bolsa ou desconto se entro na faculdade pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?

A Univates não tem parceria com os programas disponibilizados pelo Governo, assim não há bolsa ou desconto ao estudante que entra na faculdade pela nota do Enem. No entanto, você já conhece as diferentes formas de pagamento que facilitam o seu estudo na Instituição? Confira aqui!

• Se vou realizar minha segunda graduação, ganho desconto na mensalidade?

Os diplomados pela Univates que desejam realizar uma segunda graduação ganham desconto de 22% a 50% no curso pretendido. As disciplinas em comum ou com proximidade curricular feitas durante a primeira graduação podem ser aproveitadas no currículo. Se você se formou em outra instituição de ensino, há formas de parcelamento da mensalidade na graduação. Mais informações pelo link.

Tuane Eggers

• Por que devo me matricular agora se as aulas só começam daqui a alguns meses?

Além de garantir a vaga, o aluno que realiza sua matrícula antecipadamente recebe o seu cartão institucional, a famosa carteirinha do estudante, que dá acesso a todos os serviços disponibilizados pela Univates. Ou seja, enquanto as aulas não iniciam, já é possível os candidatos aprovados no Vestibular ter contato com a Universidade meses antes de entrar na sala de aula. É um cartão único que dá acesso à Biblioteca da Instituição, à pista atlética, ao valor reduzido no estacionamento, ao wi-fi, ao sistema de compartilhamento de bicicletas da Univates (Bicivates) e ao registro de presença em eventos promovidos pela Universidade.

• Qual a diferença entre licenciatura e bacharelado?

As pessoas que escolhem seguir na linha da licenciatura pretendem atuar na docência. Elas amam ensinar e querem ser professoras. Já o bacharelado é voltado às que desejam atuar de forma mais ampla no mercado de trabalho. A Univates oferece cursos de graduação nas duas modalidades. Veja aqui.

Cursos de licenciatura da Univates estão entre os melhores do Estado

Univates oferece bolsa para cursos de licenciatura

No site da Univates, onde é possível visualizar o preço da mensalidade dos cursos de graduação presenciais oferecidos pela Instituição?
No site da Univates, clique em “Cursos” e após em “Graduação”. Irão aparecer todos os cursos de graduação presenciais oferecidos pela Universidade. Exemplo: se há o interesse em Administração de Empresas - bacharelado, clique no “retângulo” com o nome do curso. O próximo link mostrará todas as informações acerca do curso. No lado direito estará escrito “opções de pagamento”.