Curso de Direito participa de eventos na Argentina

Postado as 2018-11-06 11:36:00

Por Nicole Morás

Um caso hipotético. Um júri simulado. É assim que estudantes do curso de Direito da Univates levam para a prática o conteúdo estudado em sala de aula. Isso ocorre em julgamentos fictícios realizados tanto na própria Universidade como em instituições parceiras. Nesta semana, a atividade é realizada na Universidad Nacional de Cuyo, localizada em Mendoza, na Argentina. Lá, os estudantes Indianara GobBi e Elivélton Cavalheiro dos Santos participam da Competencia Internacional de Derechos Humanos. Eles representam a Instituição após terem conquistado o primeiro lugar na II Competição Univates de Direitos Humanos em junho. O evento reúne dez equipes de quatro países.

De acordo com o professor Renato Hilgert, que acompanha a dupla, o caso hipotético consiste na disputa pelo território de Isla de Amour entre o estado de Durigutti e o povo de Simacota, que reivindica ser o dono ancestral da área da ilha e das águas que a rodeiam. A disputa resultou em um caso que envolve os estados de Durigutti e Malbecland, em função de violações sofridas pelos habitantes da ilha, os índios simacotas, seremde nacionalidade de Malbecland. O objetivo é capacitar os participantes para atuar no Sistema Interamericano de Protección de los Derechos Humanos.

Cada vez mais, os países do continente americano precisam cumprir as obrigações que assumiram, face os direitos humanos. Em caso de violação não resolvida pela jurisdição nacional, as vítimas peticionam à Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) e o caso pode chegar até à Corte Interamericana de São José da Costa Rica, dois órgãos disponíveis no Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Para os estudantes, participar da Competencia Internacional de Derechos Humanos na Argentina é uma oportunidade de estudo e de aprendizagem para ampliar o conhecimento dos tratados, da doutrina e dos casos da jurisprudência. Acima de tudo, o operador do Direito deve ter consciência que as normas de direitos humanos, ratificadas pelo Brasil, como o direito das pessoas deficientes, por exemplo, integram a legislação brasileira
Renato Hilgert

Para a acadêmica Indianara Gobbi, a competição traz à tona os direitos humanos fundamentais e sua importância dentro do contexto mundial, “afinal de contas, é preciso resistir perante arbitrariedades que colocam em perigo esses direitos. Para isso, precisamos de defensores que entendam como funciona o Sistema Internacional de Direitos Humanos, extremamente importante para garantir os direitos”, afirma ela.

Vivência Internacional em Buenos Aires

Entre os dias 22 e 26 de outubro, um grupo de mais de 30 estudantes da Univates participou de mais uma edição do Programa Intensivo de Primavera realizado pela Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. Além de participarem de aulas com professores dessa instituição, os acadêmicos visitaram o Ministério de Relações Exteriores e Culto da Argentina, o Museu do Espaço Público de Memória e Direitos Humanos - antiga Escola da Marinha argentina, onde milhares de pessoas foram torturadas na ditadura de 1976/83, o Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos do Mercosul, a Corte Suprema de Justiça da Nação e o Conselho da Magistratura de Buenos Aires.

Participante do grupo que esteve em Buenos Aires, Andrea Haetinger diz que foi uma experiência extraordinária.

Além de poder aprender com excelentes professores, pude perceber que na Universidade de Buenos Aires as disciplinas são mais aprofundadas, então mesmo em poucos dias tive um enorme aprendizado. Outro aspecto positivo é conhecer um outro país, seu idioma, cultura e pessoas, o que sempre enriquece nossa vida”
Andrea Haetinger

A Vivência Internacional é realizada desde 2016 com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico entre as duas instituições de ensino. Saiba mais aqui e confira as aulas das quais os estudantes da Univates participaram:

- “Normas Internacionales del Trabajo y Derecho Interno”, a cargo do Prof. Mario Ackerman;
- “Tópicos actuales de Teoría del Derecho”, a cargo do Prof. Martín Böhmer;
- “La Corte Penal Internacional: discusiones desde el derecho penal y el derecho internacional”, a cargo da Profa Natalia M. Luterstein;
- “Perspectivas latinoamericanas del Derecho Internacional”, a cargo do Prof. Emiliano J. Buis;
- “El Derecho Internacional de los DD.HH y el Sistema Interamericano”, a cargo do Prof. Lauraro Furfaro.

Direito é opção no Vestibular Univates

O curso de Direito é uma opção do Vestibular Univates, que está com inscrições abertas aqui. Além de Direito, há outros 41 cursos presenciais e 17 a distância que disponibilizam vagas para ingresso em 2019A.

Os interessados em concorrer a uma vaga agora podem agendar sua prova de redação, solicitar ingresso por meio da nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017 ou prestar a prova do dia 25 de novembro.

As provas agendadas são aplicadas em todos os polos da Univates (polo matriz em Lajeado, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Guaporé, Encantado, Estrela, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Veranópolis e Venâncio Aires). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.