Alunos doam campanha publicitária para projeto social

Postado as 2018-11-06 13:01:31

Por Amanda Cantú

O Projeto Integrador é uma das disciplinas do curso Técnico em Comunicação Visual da Univates, na qual os estudantes aprendem na prática como criar uma campanha publicitária para um cliente real aplicando todos os conhecimentos obtidos durante o curso. Neste semestre, a disciplina foi além de ensinar e promoveu uma boa ação.

O grupo formado pelos alunos Kerlin Zago, Larissa Carletto, Milena Ben Pilotto, Vitor Silveira e William Zuse decidiu ceder de forma gratuita a campanha criada durante a disciplina para o seu cliente, o Projeto Ariel, uma entidade social que promove ensinamentos a crianças por meio do Jiu-Jitsu.

Os alunos conheceram o Projeto Ariel no primeiro dia de aula. Na ocasião, foram apresentadas diversas entidades sociais que precisam de ajuda. A aluna Larissa, que já havia realizado trabalho voluntário com o Projeto Ariel, pôde apresentar ao  grupo um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido na entidade. “Não demorou muito para que todos fossem tocados, e acabamos abraçando a causa”, conta.

Para realizar o trabalho proposto pela disciplina, os alunos conversaram com o idealizador do projeto, Fernando Teixeira, e promoveram uma noite de Jiu-Jitsu na Univates com as crianças atendidas pela entidade, quando foram feitas as imagens utilizadas nos materiais publicitários.

Ao fim da disciplina, o grupo criou peças para mídias digitais, como vídeos e posts para o Facebook e Instagram do Projeto Ariel, além de artes impressas, como camiseta, adesivos, cartão de visita, anúncio para jornal, flyer e banner.

Segundo a aluna Milena, todos ficaram animados em desenvolver a campanha. Para o grupo, a atividade foi muito além de um trabalho de aula, foi também uma forma de ajudar pessoas. “Não há nada mais gratificante do que isso. O contato que tivemos com as crianças do projeto foi sem palavras, impossível não se emocionar sabendo que estamos contribuindo de alguma forma para que esse projeto continue encaminhando esses meninos para o bem”, comenta Milena.

O esporte como ferramenta social

Conforme o idealizador e coordenador Fernando Teixeira, o Projeto Ariel é a realização de um sonho. O mestre de Jiu-Jitsu conta que o trabalho surgiu de uma ideia antiga e foi com o apoio de vários alunos da escola onde ministra aulas que tudo pôde ser posto em prática. “Eles compraram a ideia, e por meio de doações e rifas demos entrada na papelada e iniciamos o trabalho”, explica.

O mestre afirma que o objetivo do projeto é mostrar que é possível vencer na vida, apesar das dificuldades. “É uma ferramenta para mostrarmos que uma hora se está por cima e outras vezes estamos por baixo, mas nunca devemos desistir de lutar”, enfatiza.

Sobre a doação da campanha, Teixeira agradece ao grupo e conta que o gesto significou muito para o projeto. Para ele, se cada um pensasse e ajudasse mais o próximo com o seu dom ou talento, teríamos uma sociedade muito melhor.

Para os alunos que desenvolveram a campanha, o profissional da comunicação também tem como dever ajudar e transmitir o bem. Ceder o material ao projeto não era uma obrigação ditada pela disciplina, porém o grupo ressalta que em nenhum momento chegou a cogitar não doar o material. “Acreditamos no projeto e queremos vê-lo crescer cada vez mais. Esperamos que nossa contribuição ajude-o a se manter ativo por muito tempo”, sinaliza Milena.

O Projeto Ariel tem sede no Centro de Lajeado. Para participar, basta ter entre 4 e 17 anos e estar estudando. Quem quiser ajudar pode acessar as redes sociais e divulgar o trabalho do grupo. Empresas também podem apoiar as atividades com parcerias e doações. “Queremos proporcionar o melhor para nossos pequenos guerreiros. Nossa ideia não é fazer as coisas com luxo, mas sim com amor. Mostrar para eles que não os queremos campeões tão somente no tatame, mas na vida!”, finaliza Teixeira.

Inscrições abertas

O Técnico em Comunicação Visual é um dos 17 cursos técnicos com inscrições abertas para o semestre 2019/A. Interessados podem realizar inscrição pelo site www.univates.br/tecnicos/inscricoes.

Não é necessário ter concluído o Ensino Médio para ingressar nos cursos técnicos, que podem ser realizados de forma concomitante com a escola. Porém, para receber o diploma de técnico, é necessário ter concluído o Ensino Médio.

As aulas do semestre 2019/A iniciam em 14 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5024, ou pelo e-mail cep@univates.br.