Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Evento aborda recuperação sustentável da mata ciliar

Postado as 2018-11-09 13:29:17

Por Ana Amélia Ritt e Simone Milach

Nesta sexta-feira, dia 9, a Univates sedia o Fórum Permanente do Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar, evento promovido pelo Ministério Público (MPRS/Lajeado) e pelo Observatório do Código Florestal. O encontro objetiva apresentar e debater alternativas que contribuam para a recuperação da mata ciliar. As inscrições são gratuitas e abertas a interessados.

Ana Amélia Ritt

Para o Observatório do Código Florestal, debates regionais têm o potencial de acelerar a implantação da lei, por apresentarem soluções locais, levantar gargalos e disseminar informações. “Esperamos contribuir efetivamente com as discussões do Fórum Permanente do Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar e que a parceria para sua realização com o Ministério Público (MPRS/Lajeado) gere ainda frutos para eventos futuros, que contribuam com a implantação do Código Florestal”, afirma a Secretária Executiva do Observatório do Código Florestal, Roberta del Giudice.

Confira a programação

manhã (das 8h30min às 12h):

TEMA: O Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari
Palestrante: Dra. Andrea Barros | MPRS

TEMA: Sistema desenvolvido para acompanhar o Sicar
Palestrantes: Cleber Muller e Miguel Eduardo Netto Pinheiro | MPRS

Ana Amélia Ritt

 

TEMA: As ferramentas de gestão: Cadastro Ambiental Rural (CAR), Sistema de Outorga de Água do Rio Grande do Sul (Siout) e o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE)
Palestrante: Maria Patrícia Mollmann | Sema RS

TEMA: Restauração de Mata Ciliar
Palestrante: Carlos Alberto Valera | Abrampa

Coffee break

DISCUSSÕES E PERGUNTAS
Moderação: Andrea Barros | MPRS

Intervalo (das 12h às 14h)

Ana Amélia Ritt

Tarde (das 14h às 17h)

TEMA: A importância da consolidação das unidades de conservação, pela regularização fundiária, com a compensação de reserva legal
Palestrante: Romano Pulzatto Neto | ICMBio

TEMA: Restauração da Mata Atlântica
Palestrante: Leandro Casanova | Apremavi

TEMA: Sinaflor
Palestrante:  André Socrates | Ibama

TEMA: O pagamento de serviços ambientais no âmbito do Código Florestal
Palestrante:  Roberta del Giudice | Observatório do Código Florestal

DISCUSSÕES E PERGUNTAS
Moderação: Sérgio da Fonseca Diefenbach | MPRS

 

Saiba mais

As matas ciliares são coberturas vegetais que acompanham os cursos dos rios e são de extrema importância para evitar a erosão das margens e para a proteção desses corpos d'água.

Ana Amélia Ritt