Esclareça suas dúvidas sobre o Vestibular Univates na modalidade a distância

Postado as 2018-11-09 17:54:20

Por Natália Bottoni

Elise Bozzetto

O Vestibular Univates já está aí! Você pretende se candidatar no processo seletivo na modalidade a distância mas ainda está com dúvidas? A Instituição fez um levantamento das perguntas mais frequentes realizadas pelos alunos para o esclarecimento das questões. Confira!

Quais as vantagens de ser um estudante EAD na Univates?

Por que estudar EAD na Univates?

• Onde a Univates está localizada?
    O polo da matriz da Univates está localizado em Lajeado, no estado do Rio Grande do Sul, a 120 km de Porto Alegre, a capital. Mais precisamente, a Universidade fica na rua Avelino Talini, 171, no bairro Universitário. Confira neste link o mapa.

Além de Lajeado, os polos com Educação a Distância (EAD) estão situados em Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Encantado, Estrela, Garibaldi, Guaporé,  Montenegro, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Veranópolis, Venâncio Aires.

Elise Bozzetto

• Qual a diferença entre inscrição e matrícula para os cursos EAD?

A inscrição na graduação EAD pode ser realizada gratuitamente pelo site da Univates, neste link.  Após, a matrícula precisa ser efetuada presencialmente no polo da Univates ao qual o aluno irá se vincular ou no Atendimento Univates, no polo de Lajeado. No momento da matrícula é gerado um boleto com vencimento para até cinco dias, referente à primeira parcela do curso.

Como é a rotina de quem cursa EAD?

• O que são as provas agendadas e como funciona a redação delas?

Há a possibilidade de o estudante realizar a prova agendada. Ela consiste em uma avaliação de redação - não há questões para serem respondidas. A redação aborda temas contemporâneos para dissertação.

A prova agendada é aplicada em todos os polos da Univates. O resultado da avaliação sai no mesmo dia em que ela é realizada, o que possibilita ao aluno realizar logo a matrícula.

Elise Bozzetto

• Eu recebo bolsa ou desconto se entro na faculdade pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?

A Univates não tem parceria com os programas disponibilizados pelo Governo, assim não há bolsa ou desconto ao estudante que entra na faculdade pela nota do Enem. No entanto, você já conhece as diferentes formas de pagamento que facilitam o seu estudo na Instituição? Confira aqui.

• Por que devo me matricular agora se as aulas só começam daqui a alguns meses?

Além de garantir a vaga, o aluno que realiza sua matrícula antecipadamente recebe o seu cartão institucional, a famosa carteirinha do estudante, que dá acesso a todos os serviços disponibilizados pela Univates. Ou seja, enquanto as aulas não iniciam, já é possível os candidatos aprovados no Vestibular terem contato com a Universidade meses antes de entrarem na sala de aula. É um cartão único que dá acesso à Biblioteca da Instituição, à pista atlética, ao valor reduzido no estacionamento, ao wi-fi, ao sistema de compartilhamento de bicicletas da Univates (Bicivates) e ao registro de presença em eventos promovidos pela Universidade.

Elise Bozzetto

• Como funcionam os módulos da Educação a Distância (EAD) da Univates?

O EAD da Univates é totalmente online. A sala de aula dos estudantes é um ambiente virtual, no qual são postadas as atividades solicitadas pelos professores. Apenas é necessário ir ao polo da Instituição ao final de cada módulo, ou seja, no final do trimestre, para realizar uma prova sobre os conteúdos abordados até então.

Univates ultrapassa a marca de 1.500 alunos na EAD

• Quais os cursos oferecidos pela Univates na modalidade a distância?

São opções em várias áreas para graduação: Administração - bacharelado, Análise e Desenvolvimento de Sistemas - superior de tecnologia, Ciências Biológicas - licenciatura, Ciências Contábeis - bacharelado, Educação Física - licenciatura, Gestão Financeira - superior de tecnologia, Gestão de Cooperativas - superior de tecnologia, Gestão de Micro e Pequenas Empresas - superior de tecnologia, Gestão de Recursos Humanos - superior de tecnologia, Gestão da Tecnologia da Informação - superior de tecnologia, História - licenciatura, Letras - licenciatura, Logística - superior de tecnologia, Marketing - superior de tecnologia, Pedagogia - licenciatura e Processos Gerenciais - superior de tecnologia.

Elise Bozzetto

• Qual a diferença entre licenciatura e bacharelado?

As pessoas que escolhem seguir na linha da licenciatura pretendem atuar na docência. Elas amam ensinar e querem ser professoras. Já o bacharelado é voltado às que desejam atuar de forma mais ampla no mercado de trabalho. A Univates oferece cursos de graduação nas duas modalidades. Veja aqui.

Cursos de licenciatura da Univates estão entre os melhores do Estado

Univates oferece bolsa para cursos de licenciatura

• No site da Univates, onde é possível visualizar o preço da mensalidade dos cursos de graduação da modalidade a distância?

No site da Univates, clique em “Cursos” e após em “Graduação a Distância - EAD”. Irão aparecer todos os cursos da modalidade a distância oferecidos pela Universidade. Em “Saiba mais” de um curso específico, aparecerá no canto direito da tela o valor da mensalidade.