Estudo investiga a alfabetização científica

Postado as 2018-11-12 09:03:28

Por Nicole Morás/Ana Amélia Ritt

Para o Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem, em todos níveis, é prioridade para a expansão dos conhecimentos científicos e tecnológicos. É nesse contexto que Aldeni Melo de Oliveira exerce duplo papel: pesquisador, como doutorando do PPGEnsino, e professor de Ciências em escolas do Macapá, no Amapá.

Divulgação

Na sua tese de doutorado, Oliveira (à esquerda na foto) investiga a importância dos projetos de pesquisa na Educação Básica com o alicerce da alfabetização científica e a construção da autonomia do aluno envolvido em pesquisa. Esse estudo, que está em desenvolvimento, dá continuidade à sua dissertação de mestrado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE).

Durante o mestrado, o pesquisador compreendeu a importância da iniciação à pesquisa na Educação Básica para que os estudantes possam alcançar um ensino de Ciências para além dos conteúdos predeterminados. Segundo a professora orientadora do trabalho, Andreia Guimarães Strohschoen, o desenvolvimento de projetos de pesquisa na Educação Básica tem como objetivo promover condições e oportunidades no âmbito educacional para o desenvolvimento de cidadãos cientificamente alfabetizados.

Com a tese de doutorado, o trabalho será aprofundado, problematizando o nível de alfabetização científica dos estudantes e analisando implicações na vida deles. A pesquisa busca discutir as relações sociopolíticas e culturais na constituição da docência e suas consequências, a fim de promover a análise e o desenvolvimento de estratégias que permitam a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.

Divulgação

Além de trazer a experiência da sala de aula para a pesquisa, Oliveira vê o retorno de seus estudos na prática. Exemplo disso foi a premiação de um de seus estudantes na Mostra Brasileira de Ciências e Tecnologia (Mostratec). Caio Vinícius Lima de Souza conquistou o primeiro lugar na área de Ciências Animais e das Plantas com a pesquisa “Análise comparativa de esterco animal através de aquecimento suplementar: um estudo avaliativo na qualidade da produção agrícola”. Como premiação, o estudante irá representar o Brasil na maior feira do mundo das áreas de ciências e engenharia, a Intel/Isef 2019, que será realizada em Phoenix, nos Estados Unidos, de 12 a 17 de maio de 2019.

Souza também foi premiado na Mostratec 2017 com o projeto de pesquisa “Estudo da conversão fotovoltaica através de um modelo de dessalinização para geração de energia elétrica”. O trabalho também o levou aos Estados Unidos, em maio deste ano, quando ficou em 1º lugar na categoria especial do Qatar. Essa proposta, que objetivou proporcionar melhor qualidade na produção agrícola a partir de uma composteira com aquecimento suplementar e produzindo energia elétrica por meio da conversão fotovoltaica (foto abaixo), foi desenvolvida e analisada durante o mestrado de Oliveira.