Aluna aborda em seu TCC a produção textual no ensino a distância

Postado as 14/11/2018 17:13:01

Por Natália Bottoni

Divulgação

O ensino a distância é uma modalidade cada vez mais presente nas instituições de ensino, incluindo a Univates. A metodologia é diferente da presencial, pois o estudante é desafiado a estudar geográfica e temporalmente separado dos seus colegas e professores, o que motiva uma nova configuração de sala de aula. Pensando nos materiais que são organizados por profissionais e disponibilizados virtualmente aos ativos nesse tipo de ensino, a graduanda em Letras da Univates Bruna Rafaela dos Santos desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre como a produção textual no ensino a distância é preparada.

A ideia da pesquisa surgiu quando Bruna começou a trabalhar como estagiária na Educação a Distância (EAD) da Univates e passou a pensar a respeito da relação entre professor e aluno em um contexto não presencial. O trabalho “Produção textual no ensino a distância: mediação e intervenção por meio de ferramentas on-line de edição de textos” será finalizado este mês.

Os avanços tecnológicos estão por toda parte. Só estudando sobre isso é que teremos respostas e poderemos, dessa forma, aprimorar cada vez mais as metodologias de acordo com o que temos disponível
Graduanda Bruna Rafaela dos Santos

Além disso, ela se motivou porque há muitos estudos sobre produção de texto no âmbito do ensino presencial, mas há pouco sobre essa questão no ensino a distância. “A produção de um texto exige uma interação e uma individualização maior no ensino a distância. Eu sempre me perguntei quais ferramentas são utilizadas para suprir esse fato”, afirma. A pesquisa contou com a colaboração do EAD Univates e da professora e orientadora do trabalho, Kári Forneck.

Os resultados

Bruna acompanhou duas turmas da disciplina institucional Leitura e Produção de Textos, que é ofertada aos cursos de graduação presenciais da Univates, na modalidade semipresencial. A professora da disciplina, Juliana Fuchs, oportunizou a investigação nas turmas.

Bruna optou por essa disciplina porque os estudantes em questão não estavam habituados com as ferramentas de estudo não presenciais. Uma das turmas realizou a atividade de produção de texto utilizando a ferramenta Google Docs e a outra a Tarefa, disponível no Ambiente Virtual da Univates. A partir dos dados coletados em questionários respondidos pela professora das turmas e pelos alunos e da análise das reescritas produzidas, Bruna concluiu que a primeira é a que melhor cumpre com a finalidade de facilitar a interação no processo de produção textual em contexto não presencial.

O Google Docs disponibiliza os bilhetes orientadores, que são mensagens motivadoras de instrução destinadas aos alunos. A ferramenta apresenta os apontamentos de modo mais prático na sua inserção, feita pelos professores, e em sua visualização pelos alunos do que a Tarefa. “Os discentes apontaram que os bilhetes os fazem refletir sobre a escrita, o que aprimora a interação e a mediação desse processo a distância”, explica a graduanda. A pesquisa dá suporte para que sejam sugeridas modificações quanto à ferramenta utilizada.

Letras é opção de curso no Vestibular

Ana Amélia Ritt

O curso de Letras, na modalidade presencial ou EAD, é opção no Vestibular Univates, que está com inscrições abertas pelo link www.univates.br/vestibular/.

São oferecidos 42 cursos presenciais e 17 a distância, que disponibilizam vagas para ingresso em 2019A. A prova agendada será aplicada em todos os polos da Univates: polo matriz em Lajeado, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Garibaldi, Guaporé, Encantado, Estrela, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Veranópolis e Venâncio Aires.

Os interessados em concorrer a uma vaga agora podem agendar sua prova de redação ou solicitar ingresso com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. Para ingressar no EAD também é possível concorrer como portador de diploma de curso superior, solicitar reingresso dos cursos presenciais da Univates ou realizar transferência de outra instituição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.