Univates sedia provas da Olimpíada Brasileira de Matemática

Postado as 14/11/2018 17:48:52

Por Natália Bottoni

Natália Bottoni

Hoje foi mais um dia em que mais de mil alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio se dedicaram à realização da prova da 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática em todo o Brasil. A avaliação iniciou na terça-feira. Como já é de costume, a Univates serviu como um dos polos neste ano.

Em torno de 28 alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, realizaram a prova na Instituição. Desses, 13 se classificaram pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) em 2018 e 15 pela Olimpíada de Matemática da Univates (OMU) em 2017. Eles vieram de Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela, Flores da Cunha, Lajeado, Marques de Souza, Nova Prata, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Santa Cruz do Sul, Serafina Corrêa e Teutônia.

O professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec) e coordenador regional da OBM Claus Haetinger afirma que a competição não tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. A prova busca encontrar jovens talentos matemáticos de nível excepcional. “Nestes quase 20 anos de coordenação da OBM na região, mais de 160 mil estudantes já vieram à Univates. Desses um obteve medalha de Ouro. Hoje ele faz doutorado em Matemática nos Estados Unidos”, conta. Haetinger garante que os talentos, ao serem descobertos, poderão fazer contato com matemáticos profissionais, universidades e centros de pesquisa de alto nível no ramo. Além disso, a OBM objetiva selecionar discentes para representarem o país em competições internacionais da área.

Lucas George Wendt

Busca-se o estímulo a estudantes e professores, bem como seu aprimoramento no raciocínio lógico e elaboração de estratégias da resolução de problemas
Professor e coordenador regional da OBM, Claus Haetinger

A competição é por níveis, que agrupam séries. O nível 1 é voltado aos alunos dos 6º e 7º anos. O nível 2 é destinado aos que estão nos 8º e 9º anos. Já o nível 3 inclui o Ensino Médio. Os níveis 2 e 3 fazem a prova nos dois dias.

Os resultados da prova serão divulgados no site da OBM no dia 18 de dezembro. A classificação é pelo número de acertos, totais ou parciais, pois são questões discursivas. Dão-se medalhas de Ouro, Prata e Bronze e Menções Honrosas.