Alunos do Técnico em Química realizam pesquisa sobre aproveitamento da água da chuva

Postado as 14/11/2018 18:00:51

Por Natália Bottoni

Artur Dullius

Nicol Hammes apresentou o trabalho na Feira de Ciências da Univates

Divulgação

Desenvolver um projeto de pesquisa é uma atividade presente nos componentes curriculares do curso Técnico em Química da Univates. No semestre passado, na disciplina Química Orgânica Industrial e Ambiental, um grupo de alunos se destacou ao realizar estudo referente a uma cisterna. O reservatório está localizado em uma residência em Bela Vista, Arroio do Meio.

A turma foi dividida em grupos. Cada um escolheu uma pesquisa relacionada à química ambiental. O objetivo foi encontrar um problema do cotidiano nessa área e apresentar uma solução. A utilização da água da chuva para diminuir o consumo de água em uma casa foi o tema escolhido por uma das equipes, que apontou a cisterna como resposta ambientalmente segura.

Artur Dullius

A cisterna ajuda a diminuir a conta de água, colaborando com o meio ambiente. Com a água que é depositada no reservatório após cada chuva é possível lavar as calçadas, o pátio e o piso, dar a descarga no banheiro e demais funções em que a água da chuva normalmente não seria utilizada. O grupo conversou com o proprietário da residência para saber como foi instalado o reservatório e a quantidade de economia identificada na conta de água após a instalação do sistema. Conforme os resultados, a redução foi em torno de 50% no valor da conta de água.

“A partir da pesquisa desenvolve-se a capacidade do aluno de produzir uma aprendizagem autônoma e significativa”, afirma o professor e coordenador dos Técnicos em Química e em Alimentos, Mariano Rodrigues. Segundo ele, o mercado de trabalho exige profissionais com independência, que se deparam com os problemas e solucionam-nos.

Inscrições abertas para os cursos técnicos

Lucas George Wendt

O período de inscrições para os Cursos Técnicos da Univates está aberto. Para 2019A, além do Técnico em Química, são oferecidas 16 opções de cursos. Interessados podem se inscrever no site www.univates.br/tecnicos/inscricoes.

Os técnicos da Univates oferecem formação profissional em curto prazo, facilitando o ingresso do estudante no mercado de trabalho. A duração média dos cursos é de dois a três anos, dependendo do número de disciplinas cursadas por semestre. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Educação Profissional, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5024, ou pelo e-mailcep@univates.br.