Farmácia-escola participa de campanha nacional de diabetes

Postado as 16/11/2018 08:29:21

Por Conselho Federal de Farmácia / Ana Amélia Ritt

Nicole Morás

Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), mais de 5,7 milhões de brasileiros têm diabetes e não sabem. Outros 14,6 milhões correm o risco de desenvolvê-lo. Pensando nisso, a Farmácia-Escola e mais de 400 farmácias de todo o Brasil participam de um rastreamento de casos suspeitos de Diabetes Mellitus. A iniciativa é do Conselho Federal de Farmácia (CFF), com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), e ocorre até o dia 30 de novembro. No período serão feitos testes gratuitos a pessoas, preferencialmente com idade entre 20 e 79 anos, que não possuem diagnóstico prévio.

Além dessa iniciativa, o estabelecimento desenvolve a campanha de orientação à população, intitulada "Diabetes não tem cara. Faça o teste”. Todos os participantes farão teste de glicemia capilar e terão a circunferência abdominal, peso e altura medidos, além de serem submetidos à avaliação de risco de desenvolvimento do diabetes (Finnish Diabetes Risk Score - Findrisk).

Saiba mais

A Farmácia-Escola é fruto de parceria entre a Univates e a Prefeitura Municipal de Lajeado. Tem por objetivo prestar atendimento humanizado à população, ofertando serviços qualificados na área da assistência farmacêutica.