Professor e alunos do PPGBiotec palestram em evento internacional na Espanha

Postado as 16/11/2018 11:40:49

Por Nicole Morás

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates participou do X Spider Mite Genome Meeting, um evento internacional na área de interação ácaros-plantas, realizado na cidade de Logroño, pertencente à comunidade autônoma de a La Rioja, Espanha.

Divulgação

O evento, que ocorreu de 5 a 8 de novembro, contou com a participação de aproximadamente 40 pesquisadores provenientes de diversos países, como Brasil, Canadá, China, Japão, Espanha, França, Inglaterra, Estados Unidos, Suíça, Bélgica, Alemanha e Portugal.

Divulgação

Ao todo, foram mais de 30 palestras, todas em língua inglesa, sem o uso de tradução simultânea, das quais três foram proferidas por professor e estudantes do PPGBiotec. De acordo com o professor Raul Sperotto, as palestras enfatizaram as técnicas mais modernas no estudo da interação ácaro-planta e as formas de diminuir a infestação dos ácaros sem deixar resíduos químicos no ambiente. Também foram discutidas novas tecnologias de silenciamento gênico por RNA de interferência e sobre o desenvolvimento de inibidores de proteínas ácaro-específicas.

Considerando a relevância da agricultura para a economia mundial, o simpósio facilitou a aproximação dos principais pesquisadores envolvidos tanto em pesquisa básica quanto no uso eficiente de ferramentas genômicas aplicadas ao melhoramento e à biotecnologia vegetal. Esse tipo de interação é importante para que não haja sobreposição entre os grupos de pesquisa e também para que sejam possíveis as colaborações entre os grupos, com o intuito de melhorar a qualidade dos dados gerados
Raul Sperotto

O docente acrescenta que, com a participação no evento, foi possível estabelecer novas colaborações com pesquisadores de diversas áreas de formação e fortalecer vínculos já existentes. Experimentos em colaboração devem começar a ser realizados ainda no ano de 2018. Além disso, a aluna Joseane do Nascimento ficará um ano realizando doutorado sanduíche nas instituições Universidad de La Rioja (Espanha, por seis meses) e University of Western Ontario (Canadá, por seis meses).

Palestras proferidas por integrantes do PPGBiotec

Divulgação

- Palestra apresentada pelo professor Raul Sperotto: “Rice responses to Schizotetranychus oryzae (Acari: Tetranychidae) mite infestation” - enfatizou as respostas de plantas de arroz ao ácaro Schizotetranychus oryzae, bem como os mecanismos de tolerância encontrados em alguns cultivares de arroz;

- Palestra apresentada pela aluna de doutorado do PPGBiotec Giseli Buffon: “Wild rice species as potential resistance source against Schizotetranychus oryzae (Acari: Tetranychidae) mite infestation” - enfatizou a busca por resistência/tolerância à infestação de ácaros em espécies selvagens de arroz;

- Palestra apresentada pela aluna de doutorado do PPGBiotec Joseane Moreira do Nascimento: “Record of damage by Tetranychus urticae in grapevines of Rio Grande do Sul, Brazil: unexpected occurrence or handling problem?” - enfatizou o registro de danos causados pelo ácaro Tetranychus urticae em videiras do Rio Grande do Sul, discutindo quais seriam os motivos dessa infestação recorrente.

Saiba mais: X Spider Mite Genome Meeting

O X Spider Mite Genome Meeting é resultado de um esforço conjunto de pesquisadores de diversas universidades ao redor do mundo, incluindo University of Western Ontario (Canadá), Kyoto University (Japão), Universitat Jaume I (Espanha), Universidad Politécnica de Madrid (UPM, Espanha), Universidade de Lisboa (Portugal) e INRA Montpellier (França). Os objetivos são aproximar pesquisadores que desenvolvem atividades semelhantes na área da acarologia com foco em agricultura e estimular cada vez mais a formação de cientistas com uma base sólida e fundamentada em conhecimentos compartilhados.

Inscrições abertas para o PPGBiotec

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates teve suas inscrições prorrogadas até dia 30 de novembro. O mestrado e o doutorado têm concentração nas áreas de Biotecnologia Agroalimentar e Biotecnologia em Saúde. As inscrições podem ser feitas de forma on-line, pelo site www.univates.br/ppgbiotec/processo-seletivo.