Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

“O conhecimento parado não vale nada, ele deve circular”

Postado as 20/11/2018 08:47:47

Por Nicole Morás

Sábado, 22h30min. Nicolle Bianchi, estudante do curso de Medicina da Univates, é contatada em um aplicativo de conversas no celular. Diferente do que acontece com grande parte dos jovens de sua idade, a notificação não é um convite para sair ou para alguma atividade de lazer. É Carolina, que busca esclarecer dúvidas de mais uma noite de estudos.

Apesar de ter apenas 23 anos, Nicolle não restringe suas atividades acadêmicas a obter novos conhecimentos, mas a fazê-los circular. Com sentimento de empatia, auxilia estudantes que vivem o processo preparatório em busca de uma vaga no Ensino Superior por meio do projeto de extensão VestVates. A iniciativa nasceu do interesse dos estudantes da Univates em auxiliar alunos que não têm condições de estudar em cursos pré-vestibulares particulares e que queiram buscar uma vaga no Ensino Superior. Para isso, estudantes de graduação e de pós-graduação da Instituição atuam como monitores e ministram as aulas. Muito além do conteúdo que os monitores abordam, a troca de experiência entre eles, que já passaram por esse processo, e os futuros universitários cria laços que extrapolam a sala de aula.

Nicolle já dava aulas particulares e, por isso, resolveu participar como tutora do VestVates, mas nunca tinha dado aula a muitos estudantes, o que foi seu grande desafio. O gosto pela docência é tão grande que Nicolle não se imagina mais fora da sala de aula.

Muitas pessoas imaginam que para mudar o mundo precisamos de ações coletivas de alto impacto. Eu penso que cada um pode mudar o mundo com ações pontuais, quase como um trabalho de formiguinha. Eu, por exemplo, sinto que a minha forma de mudar o mundo é mudando a vida dos cerca de 30 jovens que participam do VestVates e de suas famílias. Até porque acredito que o conhecimento parado não vale nada, ele deve circular
Nicolle Bianchi

A acadêmica de Medicina destaca que, além dos conteúdos, o auxílio aos vestibulandos também inclui questões pessoais.

“Como muitos tutores já passaram por essa experiência, sabemos as angústias e a ansiedade envolvidas em todo o processo de estudo e de prestar vestibular. Isso acaba criando uma relação de proximidade, pois nos colocamos no lugar deles. Então, buscamos tranquilizá-los, dar esse suporte”, acrescenta Nicolle. E foi todo esse carinho dos tutores que fez com que Carolina Rosa da Luz (na foto à direita) optasse por seguir fazendo o VestVates.

 

“Em 2017 fiz um cursinho intensivo nas semanas que antecederam o Exame Nacional do Ensino Médio e naquela oportunidade aprendi a estudar, pois não tinha noção de como me preparar. Quando fiz a  prova, os tutores enviaram mensagens para saber como havíamos ido e se mostraram muito interessados em nos auxiliar. Então este ano voltei a fazer o VestVates, agora no curso extensivo”, disse ela, que se prepara para concorrer a uma vaga em Veterinária. Pela sua experiência no VestVates, Carolina afirma que a grande diferença é a maneira  como ela passou a encarar a preparação para os vestibulares. “O que muda entre a Carol de antes e a de agora é a responsabilidade, que significa estar nas aulas todas as noites. Afinal, os tutores estão fazendo a parte deles e nós precisamos fazer a nossa”, finaliza ela.

 

Inscrições abertas

Futuros universitários interessados em ingressar no VestVates podem se inscrever no processo seletivo para as 30 vagas do extensivo para 2019. A prova avaliativa do cursinho será realizada no dia 16 de fevereiro de 2019, às 13h15min, na Univates. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vestvates@univates.br

Esta matéria faz parte da edição 8 da Revista Univates, disponível aqui.