Proerd forma mais uma turma no Teatro Univates

Postado as 27/11/2018 13:44:02

Por Nicole Morás

Nicole Morás

Cerca de 600 crianças, estudantes de 15 escolas de Lajeado e de Santa Clara do Sul, se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) na manhã desta terça-feira, 27, em cerimônia realizada no Teatro Univates. O evento encerra as atividades realizadas ao longo de dez encontros entre policiais militares e os estudantes em que são abordados temas que refletem na autoestima, comunicação e confiança dos jovens, relação familiar, educação e comunidade.

Durante a cerimônia, a melhor redação de cada turma participante do Programa foi premiada. A aluna Sabrina Kappes, de 11 anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernandes Vieira recebeu a distinção de melhor redação desta edição. Também foi realizada uma homenagem ao sargento Queiroz, que ministra atividades no Proerd desde 2005, já formou mais de cinco mil alunos e está em licença para aposentadoria.

Nicole Morás

O Proerd foi criado nos Estados Unidos e implantado no Rio Grande do Sul, em 1998, pela Brigada Militar. Os instrutores são policiais militares treinados e que atuam de forma voluntária no programa para consolidar uma rede protetiva às crianças e adolescentes. Em Lajeado são integrantes da 1ª Companhia e do Estado Maior do 22º BPM. O curso tem duração de quatro meses, com dez encontros que abordam cidadania, prevenção e redução do uso de drogas lícitas e ilícitas, e da violência. Nas aulas ainda são tratados temas que refletem na autoestima, comunicação e confiança dos jovens, relação familiar, educação e comunidade. Neste ano, cerca de 1,5 mil crianças devem ser contempladas nos 37 municípios de abrangência do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT).