Evento da Univates garante contato entre pós-graduandos de gestão e empreendedores

Postado as 30/11/2018 20:37:40

Por Natália Bottoni

Natália Bottoni

Com o objetivo de possibilitar aos estudantes dos cursos de especialização na área de gestão da Univates o contato com empreendedores do Vale do Taquari, na noite desta sexta-feira, 30, iniciou o evento Vivências Organizacionais. Promovido e sediado pela Univates, o encontro foi realizado pelo MBA em Gestão Empreendedora de Negócios da Instituição. A atividade continua no sábado, dia 1º, com palestra do diretor da Fontana SA, Ricardo Fontana, a partir das 8h30min, no auditório do Prédio 9 da Universidade.

“É essencial proporcionar esse momento aos alunos, que podem comparar as práticas de negócios dos gestores organizacionais da região e confrontá-las com o estudado na teoria”, afirma a professora do Centro de Gestão Organizacional da Univates e organizadora do evento, Lizete Berrá.

O Diretor da Docile Alimentos, Ricardo Heineck, esteve presente. Segundo ele, desde 1936, a empresa está no mercado. Ele conta que, desde pequeno, corria na fábrica de balas e era uma festa. O seu avô foi quem começou a produzir as guloseimas. “O açúcar tá no sangue, mas não em forma de diabete”, brinca.

Ao longo da história, muitas questões mudaram na organização, conforme ele lembra. “Antigamente não tinham as máquinas atuais para embrulhar as balas. Elas eram produzidas, levadas para a casa dos funcionários e à noite era feito o embrulho. Essa era a terceirização naquela época”. De acordo com ele, pensar no produto, desenvolvê-lo e lançá-lo são passos essenciais. “O que conta é o esforço. Têm muitas pessoas boas no que fazem mundo afora. Precisamos ter uma visão global, estarmos focados e capacitados para investir”, resume.

O profissional apresentou o modelo de negócio da organização. “O que sempre fazemos é criar diferenciais que nos particularizam no mercado. A partir disso, podemos cobrar mais por nossos produtos”, explica. Ele disse que a paixão pela área empreendedora é o que move. “Trazer o produto, ter confiança que as pessoas vão gostar dele e ver o sorriso nos rostos delas, satisfeitas, é isso. A Docile faz parte da comunidade”, reconhece.

Inscrições abertas para os cursos de Pós-Graduação

Para 2019, a Universidade do Vale do Taquari - Univates oferece quatro novos cursos de Pós-graduação lato sensu na área da Saúde. São três oferecidos no campus de Lajeado e um na cidade de Taquari. Especialização em Ações em Estimulação Precoce, Gestão em Segurança Nutricional e dos Alimentos, Tecnologias para Reabilitação e Terapia Intensiva são as opções.

Com início previsto para os meses de abril e setembro de 2019, os cursos têm duração média de dois anos. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/pos-graduacao. Os documentos necessários para inscrição são: cópia da carteira de identidade e do CPF e cópia autenticada do diploma de graduação.