Seminário da Univates permite a troca de experiências na área pedagógica

Postado as 03/12/2018 16:33:23

Por Natália Bottoni

Natália Bottoni

Na noite da última sexta-feira, 30 de novembro, e na manhã de sábado, dia 1º de dezembro, ocorreu o Seminário Integrador Estágios/Pibid/Residência Pedagógica da Univates. O evento permitiu o diálogo entre os estudantes dos cursos de licenciatura da Instituição e os professores das escolas parceiras, que acolhem estagiários, bolsistas de iniciação à docência e residentes da Universidade todos os anos.

O encontro consolida o trabalho que está sendo desenvolvido durante o semestre. Ele busca problematizar os saberes da docência na escola contemporânea e viabiliza o compartilhamento de experiências entre pibidianos, residentes, estagiários e docentes acerca de aspectos comuns relacionados à docência visando à qualificação da formação de professores
Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Univates, Cristiane Antonia Hauschild

Natália Bottoni

Na sexta-feira, o evento contou com a apresentação da peça teatral “Mulher” pelo grupo de teatro do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo. Inspirada na obra “Outros jeitos de usar a boca”, de Rupi Kaur, a encenação emocionou o público ao levantar questões relacionadas ao ser mulher, como violência, abuso, amor e feminilidade.

Em seguida, a professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates Suzana Feldens Schwertner ministrou a palestra “Saberes docentes na escola contemporânea”. A profissional reforçou a importância de o docente mostrar o mundo aos alunos e ao mesmo tempo permitir a sua própria transformação, a partir da perspectiva dos estudantes.

Natália Bottoni

No sábado, o seminário teve a participação do grupo “Dança na FOK: educando corpo e mente através do movimento”, desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Oscar Karnal. Foi uma oportunidade para os estudantes mostrarem a atividade artística que praticam durante a semana, que envolve o físico, o cognitivo e o social de cada um.

Posteriormente, nas rodas de formação, discentes de licenciatura da Univates apresentaram os 100 trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. A partir deles foram discutidos avanços e propostas de continuidade. Conforme a coordenadora dos estágios dos cursos de licenciatura e docente orientadora da Residência Pedagógica, Márcia Solange Volkmer, a motivação e o empenho dos alunos ficaram evidentes ao mostrar os trabalhos qualificados realizados nas escolas. “Nesse sentido, propõem-se a valorização dos saberes docentes e o reconhecimento do conhecimento produzido no espaço escolar”, afirma.