Dia sem Carro: atrações para todos os gostos e idades

Postado as 08/12/2018 19:53:32

Por Natália Bottoni

Natália Bottoni

As amigas Katiuscia Bellagamba e Cristiane Dias aproveitaram o dia ensolarado deste sábado, 8, e trouxeram os filhos ao Dia sem Carro. O tradicional evento, promovido pela Univates, ocorreu em frente ao Centro Cultural. Parte da Avenida Avelino Talini foi bloqueada para o acesso de veículos.

Katiuscia já esteve na edição passada do evento. “Meus filhos gostaram muito, e eu também. Aqui eles podem se divertir andando de bicicleta e não tem perigo de veículos estarem passando na rua”, conta. Cristiane, que veio com seus dois filhos, concorda. “É uma programação diferente para o final de semana. E o melhor: a disponibilização das bicicletas para a comunidade torna tudo melhor”, afirma.

Natália Bottoni

Durante a tarde, além de poder usar as bicivates, esteve à disposição do público a pista atlética da Universidade, o som da Rádio Univates, o food truck do Carmelito e Beto e a Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas (que ocorre semanalmente na Instituição). Além disso, os presentes puderam conhecer o  Programa Ajudarinho, que concede bolsas de estudos para estudantes com condições financeiras reduzidas. Também teve quem praticou slackline, trouxe os animais de estimação e andou de patins.

Natália Bottoni

O gerente de pós-venda Moisés Locatelli, de 29 anos, esteve no evento pela primeira vez, com mais cinco amigos. “Passamos por aqui, vimos a movimentação. Decidimos conferir o que estava acontecendo”, conta.

Para completar a programação do dia, foram realizadas ações de divulgação das provas agendadas para os cursos presenciais e da Educação à Distância (EAD) e para o processo seletivo do curso de Medicina. As inscrições foram realizadas no local.

O evento continua

Para quem achou que terminava por aqui, tem mais: à noite, ocorre a grande atração musical no Teatro Univates. A Orquestra do Sesi, com a Escola de Patinação Arte e Movimento fará um espetáculo natalino totalmente diferente dos realizados em anos anteriores. O show é gratuito e ocorre em duas sessões - às 19h30min e às 21h30min. Serão arrecadados donativos, que posteriormente serão revertidos para instituições de caridade.

Após, em torno das 22h30min, será realizada uma projeção mapeada que irá reproduzir a área externa do Centro Cultural da Univates. Trata-se de uma animação feita para a comunidade com o tema natalino.