Um produto, diferentes áreas, muitos profissionais

Postado as 10/12/2018 08:44:20

Por Nicole Morás

Quando você vê um produto no mercado, nem deve imaginar o quanto de profissionais são envolvidos para que ele seja produzido, transportado e comercializado. Pensando nesse trabalho interdisciplinar e nas diferentes áreas de uma organização, cerca de 40 estudantes de três cursos da Universidade do Vale do Taquari - Univates trabalharam juntos durante o semestre. Os acadêmicos de Química Industrial ficaram responsáveis pelo desenvolvimento de produtos feitos à base de plástico biodegradáveis. Divididos em grupos, eles criaram  canudinhos, pratos de aniversário, cápsulas de remédios e plástico para envolver alimentos.

Já os estudantes do curso de Administração elaboraram um Plano de Negócios para os produtos. O documento é uma ferramenta de gestão para o planejamento e o desenvolvimento das empresas, por meio do qual é possível identificar os riscos e propor planos para minimizá-los e até mesmo evitá-los; identificar pontos fortes e fracos em relação à concorrência e ao ambiente de negócio; conhecer o mercado e definir estratégias de marketing para os produtos e serviços; analisar o desempenho financeiro do negócio, avaliar investimentos e o retorno sobre o capital investido.

Por fim, os estudantes da disciplina Publicidade e Propaganda desenvolveram a campanha publicitária para a divulgação dos produtos. Para a acadêmica Nicolle Kronbauer, esta foi a primeira oportunidade de participar de uma atividade com alunos de outros cursos de graduação da Univates.

Eu achei a experiência fantástica! Estava acostumada com ideias e visões semelhantes a minha. Ali com o meu grupo conseguimos dividir opiniões e conhecimentos diferentes. Vi que uma análise de mercado que a administração apresentou, por exemplo, é trabalhosa, detalhada, rica em informações que influenciam direto no crescimento de uma empresa. A química industrial mostrou as dificuldades que tiveram com o produto. E eu consegui passar para eles a importância de uma boa gestão de marca para o empreendimento, pois a publicidade vai muito além de se desenhar logotipo
Nicolle Kronbauer

Para Nicolle, a experiência é importante para a sua formação, à medida que mostra a importância de respeitar o trabalho do outro, principalmente quando um profissional não tem conhecimento do que o outro é capaz de produzir. “Vai além do ‘eu acho que deveria ser assim…’. No que um não tinha conhecimento, o outro auxiliava. A questão de ouvir a ideia de alguém que não é da área é sensacional, faz a gente pensar fora da caixa, ir além do que já conhecíamos, nos faz procurar realmente um diferencial para o trabalho”, analisa a acadêmica.

Depois de encontros presenciais e virtuais para a realização das atividades de cada grupo em suas respectivas disciplinas, a apresentação dos trabalhos finais ocorreu na noite desta quinta-feira, 6, no auditório do Prédio 7. Neste semestre as atividades foram orientadas pelas professoras Lucélia Hoehne, Lizete Berrá e Elizete de Azevedo Kreutz.

Para Lucélia, este foi um trabalho de aprendizagem tanto para professores quanto para os estudantes. “Superou as minhas expectativas, evidenciando o enriquecimento de conhecimentos a partir desta troca de ideias, de discussão de pontos de vista e da busca de alternativas tanto para produzir os plásticos quanto para lançar o produto no mercado. Essa proposta corrobora com o intuito da Univates de correlacionar conteúdos por meio da interdisciplinaridade”, finaliza.

Inscrições abertas

Os cursos de graduação presencial recebem inscrições por meio do Vestibular Univates, que está com inscrições abertas aqui. Os interessados em concorrer a uma vaga agora podem agendar sua prova de redação ou solicitar ingresso com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017.

Há 36 cursos de graduação presenciais e 17 a distância que disponibilizam vagas para ingresso em 2019A. A prova agendada será aplicada em todos os polos da Univates (polo matriz em Lajeado, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Guaporé, Encantado, Estrela, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Veranópolis e Venâncio Aires). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.