Univates e Prefeitura de Lajeado realizam palestra para a área da Saúde do município

Postado as 10/12/2018 10:04:49

Por Lucas George Wendt/ Dipes

Com o objetivo de qualificar os profissionais que atuam na rede de Atenção Primária em Saúde, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), e a Universidade do Vale do Taquari realizaram uma atividade de capacitação voltada a todos os profissionais da área da Saúde do município, na última sexta-feira,7, no Teatro Univates.

Durante a sua fala, o reitor da Univates, professor Ney José Lazzari, discorreu sobre as pessoas. Ele destacou os aspectos positivos da atuação do setor de Assistência Profissional em Saúde implementado neste ano. “Nosso desafio é sempre qualificar mais”, destacou. “Lajeado tem razões, de fato, para se orgulhar de sua Saúde”. Lazzari encerrou sua fala comentando sobre o próximo ano. “Teremos desafios ainda maiores em 2019”, salientou.

Para o prefeito Marcelo Caumo, Educação, Saúde e Segurança são os grandes pilares da sociedade organizada. Em relação à Saúde, Caumo enfatizou que o serviço sempre primou pela qualidade, mas que, a partir da relação entre Universidade e Prefeitura, foram possíveis avanços.

O secretário de Saúde, Tovar Musskopf, comentou sobre os índices, que apresentam melhora na ouvidoria do órgão público no tangente à Saúde. “A sinergia entre as equipes que trabalham fazem com que a cidade seja reconhecida no Estado. Tenho muito orgulho de fazer parte desta equipe”, revelou Musskopf.

É responsabilidade das equipes de Atenção Básica (EAB) e das Equipes de Saúde da Família (ESF), além das equipes administrativas, o atendimento a todas as demandas da população lajeadense. Atuam na rede cerca de 650 profissionais - entre concursados do órgão público e profissionais do setor de Assistência Profissional em Saúde (APS) da Univates.

O evento foi desenvolvido pela professora Evania Schneider, diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Univates, e pelo consultor de comunicação empresarial Jorge Edson Mattos. Evania e Mattos se revezaram, no palco, destacando aspectos como a empatia com as pessoas, o trabalho em equipe e a colaboração, as relações de trabalho entre os sujeitos e as mudanças que o contexto atual exige para as organizações.

O ambiente de trabalho é composto por interações constantes. Por isso, promover relações saudáveis entre os servidores é um caminho essencial para a manutenção de um ambiente tranquilo e produtivo, que propicie a integração de ideias e a cooperação entre as pessoas. A palestra abordou aspectos relacionados à influência das pessoas na saúde individual e do grupo, visando à motivação e ao bem-estar no trabalho.