Projeto Veredas da Linguagem forma mais uma turma de Português para estrangeiros

Postado as 12/12/2018 15:03:47

Por Nicole Morás

Desde 2014, a Univates, por meio do projeto de extensão Veredas da Linguagem, promove aulas de português como língua adicional a imigrantes que chegam a Lajeado, já tendo atendido mais de 170 participantes. Na última semana, mais um grupo recebeu os certificados de participação nas atividades do ano. As aulas ocorrem semanalmente em uma sala de aula cedida pelo Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, parceiro nesta ação.

Nicole Morás

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Grasiela Bublitz, as atividades são planejadas em conjunto, buscando ensinar a língua para que os imigrantes possam interagir na comunidade, enfrentando as diferentes situações comunicativas do dia a dia, numa constante troca de saberes e culturas que enriquece a formação de quem está ministrando as aulas. “Temos a certeza de que estimulamos os sonhos dos que aqui chegam, a começar pelo acolhimento necessário para sua integração na comunidade lajeadense”, afirmou Grasiela.

Nicole Morás

Um dos participantes foi Ducasse Edere, que também comemorou seu aniversário com a turma. Há seis meses em Lajeado, ele ainda conta com ajuda para se comunicar, mas já consegue realizar algumas atividades sozinho, como ir ao mercado para comprar os ingredientes de que tanto gosta para cozinhar. Para Edere, além de aprender a ler, escrever e falar, as aulas são importantes porque possibilitam que ele conheça brasileiros.

Nicole Morás

Já Ibrahima Ndiaye utiliza o que aprende no trabalho como monitor da BRF Foods. “Antes eu conversava, mas não sabia o que significava. Participo das aulas há quatro anos, desde que cheguei a Lajeado, e agora entendo bem a língua”, disse ele.

Livro conta história de imigrantes

Muitas das histórias de imigrantes que chegam a Lajeado foram contadas por professores e estudantes voluntários da Instituição no livro “Grandes encontros: veredas”, cuja versão impressa foi lançada em novembro na Biblioteca Municipal de Lajeado. A versão digital pode ser conferida aqui.

A temática está relacionada com o quarto objetivo de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), trabalhado pela Rede ODS Brasil, à qual a Univates é afiliada.

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos